Um novo modelo de ônibus 100% elétrico entrou em operação em Porto Alegre nesta quinta-feira (3).
O ônibus da montadora chinesa BYD passa a integrar a frota em teste na linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora, por no mínimo 30 dias. “A empresa atende ao chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) para testar os fabricantes interessados em apresentar suas tecnologias”, ressaltou a Prefeitura de Porto Alegre.
Conforme o secretário Adão de Castro Júnior, o teste com o veículo da BYD permitirá avaliar seu desempenho operacional e comparar suas características com as de modelos de outros fabricantes já testados no mesmo trajeto.
“Nosso compromisso é oferecer uma experiência de transporte cada vez mais inovadora, sustentável e eficiente, e tornar o o sistema público mais seguro e atrativo para os usuários”, afirma o secretário.
Operação
Segundo a prefeitura, o ônibus elétrico será responsável por 16 viagens – oito por sentido – que serão oferecidas em tabela extra, e vai percorrer em média 220 quilômetros por dia, o que poderá ser ampliado conforme a autonomia apresentada pelo carro nos testes
“Com custos operacional e de manutenção mais baixos a longo prazo, os veículos elétricos possuem um ciclo de vida mais sustentável em relação aos ônibus à diesel. Com alta eficiência energética, não emitem gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis, o que contribui para a preservação do meio ambiente e a saúde da população”, destacou a prefeitura.
Outra característica relevante é o sistema de freio regenerativo, tecnologia comum em veículos elétricos e híbridos. Esse sistema permite recuperar parte da energia cinética gerada durante as frenagens, convertendo-a em eletricidade que é reaproveitada e armazenada na bateria do veículo.