,

Oficina de Choro abre vagas gratuitas para novos alunos

As aulas da Oficina de Choro se iniciam no dia 14 de março.

publicado em

atualizado em

oficina de choro
Foto: Yasmin Silva/Divulgação

Oficina de Choro está com vagas abertas para novos alunos.

O projeto de educação musical oferece aulas gratuitas semanais no Instituto Ling, em Porto Alegre, com curadoria e produção da Branco Produções e coordenação do violonista e compositor Mathias Pinto.

Os interessados podem se candidatar a uma vaga, até o dia 28 de fevereiro de 2026, pelo site. São duas opções de turma. Pessoas com ou sem experiência podem se inscrever na turma de Composição Coletiva, que ocorre sempre nas quartas-feiras, das 14h às 16h.

Na aula, são apresentadas diversas formas e estruturas de composição de choros, mostrando os ritmos componentes do gênero, suas cadências harmônicas, estruturas melódicas e formas. Depois, são desenvolvidas técnicas de composição, e os alunos são incentivados a criar melodias coletivamente.

Há vagas também na turma de Prática de Conjunto, que tem encontros no centro cultural sempre aos sábados, das 14h às 16h, e que requer que os participantes saibam fazer a leitura de cifras e tenham o instrumento musical com o qual desejam atuar.

Nas aulas, os integrantes são combinados em pequenos grupos para tocar e praticar o repertório de choro. Os encontros incluem a prática de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, flauta, trompete e clarinete, além do canto.

As aulas se iniciam no dia 14 de março e se estendem até dezembro de 2026. As vagas são limitadas, e os interessados serão submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical.

Tópicos