A Oficina de Choro apresenta o Concerto de Primavera neste sábado (27), às 16h, no Instituto Ling, em Porto Alegre.
O evento, com entrada franca, reúne 32 músicos que participam do projeto de educação musical, com instrumentos como cavaquinho, flauta, clarinete, violão, pandeiro, clarinete e eufônio. A regência é do coordenador e diretor artístico Mathias Behrends Pinto.
Na apresentação, serão interpretadas 15 composições coletivas criadas em aula durante este ano, incluindo choros, maxixes, polcas e sambas. Entre os destaques está a música OrangoTango, um tango brasileiro feito pela Oficina de Choro para ilustrar a era das composições de Ernesto Nazareth (1863-1934), o maior criador do gênero no nosso país.
Fundada há 22 anos em Porto Alegre, a Oficina de Choro nasceu com o objetivo ampliar o espaço da música instrumental no país através da formação de grupos, o ensino da música de choro e o incentivo a novos compositores.
O projeto vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul, além de se destacar como um dos maiores voltados ao ensino de choro no Brasil, já tendo formado mais de mil alunos.
Desde 2019, a oficina tem o apoio do Instituto Ling, entidade que viabilizou a continuidade do projeto, acolhendo centenas de alunos que receberam formação musical. O centro cultural recebe aulas semanais gratuitas, voltadas à composição em conjunto e à prática de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, flauta, trompete e clarinete, além do canto.
“Nossos encontros de composição coletiva já produziram mais de cem composições inéditas feitas na hora pelos próprios alunos. A ideia do projeto é renovar o repertório do choro e despertar as pessoas para a composição, mostrando que todos podem compor”, comenta Mathias.
Serviço
Oficina de Choro | Concerto de Primavera
Quando: Dia 27 de setembro, sábado, às 16h.
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS).
Ingresso: Entrada franca