Mulheres produziram dez quilos de sabão ecológico em oficina promovida pela Corsan em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A atividade de educação ambiental faz parte do programa De Olho no Óleo, desenvolvido pela companhia para conscientizar sobre a destinação correta do óleo de cozinha usado e incentivar a produção de sabão ecológico.
A especialista em Responsabilidade Social da Corsan Cristiane Medeiros coordenou a confecção dos dez quilos de sabão biodegradável. “A reutilização do óleo usado é um grande passo para a preservação do meio ambiente, e vocês são multiplicadoras no processo de reciclagem e conscientização ecológica”, disse Cristiane.
Resultados da oficina coletiva De Olho no Óleo:
- 10 litros de óleo que iriam para o meio ambiente foram reaproveitados.
- 10 quilos de sabão ecológico produzidos.
- 12.750.000 de litros de água de rios e lagos que poderiam receber o descarte incorreto do óleo tiveram a poluição evitada. Isso equivale a 5,1 piscinas olímpicas de fontes naturais de água livres de resíduos.
Benefícios da reciclagem do óleo de cozinha
- Minimiza os impactos ambientais.
- Redes coletoras de esgoto doméstico e de drenagem de água das chuvas desobstruídas, evitando o extravasamento de dejetos e alagamentos.
- Produção de renda para cooperativas de reciclagem, que vendem o óleo usado.
- Produção de renda para produtores de sabão ecológico.
- Incentivo à produção de biodiesel.