Uma operação conjunta apreendeu nesta sexta-feira (18) mais de 900 litros de agrotóxicos na cidade de Augusto Pestana, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Fiscais estaduais agropecuários do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), com o apoio da Brigada Militar e Polícia Civil), encontraram 946 litros e 3,5 quilos de agrotóxicos escondidos em um tanque de combustível.
“Os produtos, com valor estimado em R$ 100 mil, estavam escondidos em um tanque de combustível desativado e enterrado, cujo acesso era ocultado por uma pesada tampa de ferro coberta por entulhos. Nenhum dos agrotóxicos possuía nota fiscal, e a propriedade fiscalizada não apresentava registro legal de compra dos defensivos”, disse a Seapi.
Conforme a Seapi, os responsáveis pela propriedade serão autuados por armazenamento irregular de agrotóxicos, infração que pode gerar multa de até R$ 18 mil.
“Outras penalidades também poderão ser aplicadas, devido ao uso de defensivos sem prescrição técnica e a aplicação em desacordo com as orientações da bula”, ressaltou.
A Seapi reforça que a aquisição de agrotóxicos deve ser feita exclusivamente em estabelecimentos registrados e com receita agronômica emitida por profissional legalmente habilitado.
“Além disso, embalagens vazias e sobras de produtos devem receber destinação ambientalmente adequada, por meio de postos e centrais de recebimento autorizados”, finalizou.