A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram a Operação de Fiscalização e Combate ao Comércio e Manutenção Ilegal de Aves Silvestres na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Segundo a Brigada Militar, após reunir denúncias sobre a criação ilegal de pássaros silvestres, os policiais militares percorreram diversos locais na cidade de Getúlio Vargas nesta sexta-feira (16).
“Durante a ação, duas residências foram flagradas mantendo pássaros silvestres em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Nos locais, também foram encontradas armadilhas destinadas à captura de pássaros diretamente da natureza”, disse a Brigada Militar.
Na operação, ao todo, foram resgatados 19 pássaros silvestres, pertencentes a diversas espécies da fauna nativa. “Foram apreendidos gaiolas, viveiro e duas armadilhas. As aves silvestres não possuíam anilha ou comprovação legal de origem, desta forma foram encaminhadas a um profissional habilitado, responsável pela avaliação sanitária e reabilitação”, ressaltou a Brigada Militar.
Após avaliação, alguns pássaros foram considerados aptos para soltura ao habitat natural, o que foi realizado pelos policiais militares. Os responsáveis por manter os pássaros em cativeiro ilegal foram autuados e responderão por crime ambiental.
“A manutenção de aves silvestres em cativeiro, sem autorização, configura crime ambiental, além de causar sérios prejuízos ao equilíbrio ecológico”, destacou a Brigada Militar.




