, ,

Orla do Guaíba receberá mais de R$ 5 milhões para obras de recuperação

As obras na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, serão feitas por etapas.

Avatar de Redação RS

|

19/10/24

às

21:45

11JAN2022 Alex Rocha Quadras Trecho 3 aerea 1 e1727067032687

Imagem aérea de Porto Alegre (Foto: Alex Rocha/Arquivo/PMPA)

Um dos cartões postais dos gaúchos, a Orla do Guaíba, em Porto Alegre, começa a ser recuperada na próxima semana para voltar a ser um ponto de lazer, esportes e eventos culturais.

Com aporte de aproximadamente R$ 5,2 milhões da Cyrela Goldsztein, as obras serão feitas por etapas, devendo se estender por cerca de seis meses. O valor é destinado por meio de um Termo de Aquisição de Solo Criado por Contrapartida.

No trecho 3 da Orla, cerca de 1,6 km entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, a reconstrução inclui a recomposição de boa parte das áreas esportivas, com recuperação de taludes, pavimentação, instalação de piso tátil, plantio de grama, substituição de areia e ajustes no telamento das quadras.

Além disso, equipamentos de ginástica passarão por revitalização, assim como a pista de skate. Novo mobiliário urbano também será disponibilizado: bancos para descanso, lixeiras e luminárias.

“Ajudar a devolver à cidade e à comunidade uma área tão importante nos deixa muito felizes. Sabemos que a Orla é mais do que um espaço ao ar livre: é um ponto tradicional e simbólico de Porto Alegre. Estaremos juntos nessa reconstrução da cidade”, afirma Luiz Paludo, diretor de Incorporação da Cyrela Goldsztein.

Outro foco será a reconstrução dos bares 1, 2 e 3, local de encontro da população, principalmente nos finais de semana e entardeceres, que foi amplamente atingido pelas enchentes. Os espaços irão passar por hidrojateamento e receber novos revestimentos de pisos, paredes e tetos, pintura e luminárias, ficando prontos para a reativação.

Por fim, será feita a reconstrução dos sanitários e do espaço SMELJ (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude). A etapa contempla a substituição de paredes estruturais, aberturas, revestimentos, incluindo ainda instalações hidrossanitárias, elétricas e de telefonia.

“A autoestima da cidade foi duramente afetada pela enchente, então essa é uma forma célere de transformar esse cenário”, declarou o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Tópicos