,

Orquestra Eintracht faz apresentação gratuita com repertório que vai de Beethoven a Scorpions

Orquestra Eintracht faz apresentação do espetáculo Trilhas da Imigração em Porto Alegre

Avatar de Redação RS

|

31/10/25

às

21:57

orquestra

Foto: Elson Sempé/Divulgação

A Orquestra Eintracht, de Campo Bom, estará em Porto Alegre na quarta-feira (5) para apresentar o espetáculo Trilhas da Imigração – 200 anos: uma jornada musical.

O concerto gratuito, marcado para às 20h, no palco do Centro Cultural 25 de Julho, mergulha nas memórias e nas sonoridades que acompanharam os imigrantes alemães nos últimos duzentos anos, unindo história e emoção com um repertório único que vai de Beethoven a canções contemporâneas assinadas por Jaques Morelenbaum e a banda Scorpions. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 litro de leite, que será encaminhado para o projeto Reitoria das Ilhas.

Sob regência de Ademir Schmidt e direção de Fernando Ochôa e Angela Gonzaga, a apresentação resgata músicas que estiveram presentes na vida dos imigrantes desde sua partida da Alemanha até sua adaptação e contribuição para a formação da sociedade brasileira. A trilha sonora revela momentos marcantes dessa jornada.

Ao som da 5ª Sinfonia de Beethoven, também conhecida como a Sinfonia do Destino, se dá a partida rumo ao desconhecido. Para ilustrar a chegada sem certezas ao Brasil e com muita saudade de casa, o espetáculo conta com a 9ª Sinfonia de Beethoven e com as notas de Richard Wagner em Pilgrims Chorus.

Depois, segue embalado por Jesus Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, representando a formação de uma comunidade de fé, e mostra a trágica história dos Muckers, embalada pela trilha sonora de Jaques Morelenbaum para o filme A Paixão de Jacobina.

O concerto avança para mostrar a vida da colônia e da cidade por meio de uma performance percussiva e depois traz a harmonia do Cânone em Ré Maior, de Pachelbel, para o rock, que expande épocas e fronteiras.

Até que, enfim, cai o Muro de Berlim, e a canção de Klaus Meine, da banda Scorpions, Wind Of Change, se torna símbolo da reunificação da Alemanha e do fim da guerra fria. O espetáculo termina com um medley que coloca o público para dançar unindo canções como Liechtensteiner polka; O Verão Sempre Vai Voltar, do grupo Os Montanari; Feliz Em Festa, da Banda Eccos; e Roubaram meu Frühstück, de os 3 Xirus.

Serviço

Espetáculo Trilhas da Imigração – 200 anos: uma jornada musical

  • Quando: Dia 5 de novembro, quarta-feira, às 20h
  • Onde: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre
  • Ingresso: Gratuito, mediante doação de 1 litro de leite, que será encaminhado para a Reitoria das Ilhas

Tópicos