,

Orquestra Theatro São Pedro promove o Festival Mendelssohn

A apresentação da orquestra terá regência do destacado maestro convidado Cláudio Cohen

Avatar de Redação RS

|

21/10/24

às

14:06

18.07 OTSP Bicentenario da Imigracao Alema por @vitoriaproenca 47 scaled

Foto: Vitoria Proença/Divulgação

A Orquestra Theatro São Pedro promove, em Porto Alegre, o Festival Mendelssohn na quinta-feira (24), às 20h, em uma noite dedicada ao repertório do eclético compositor alemão, tido como um dos mais populares e importantes representantes do período romântico.

A apresentação terá regência do destacado maestro convidado Cláudio Cohen, direção artística de Evandro Matté, e como solistas o violinista Emerson Kretschmer e o pianista André Carrara.

O concerto, realizado no palco do Theatro São Pedro, inclui duas importantes peças de Felix Mendelssohn que valorizam o violino e o piano, dois instrumentos que o compositor dominava, chegando a ser chamado por críticos e especialistas como “o Mozart do século XIX”.

O programa inicia com o Concerto duplo para violino e piano em ré menor, a mais importante obra orquestral do músico, composta por ele ainda muito jovem e engenhosamente costurada com passagens virtuosísticas que permitem que tanto o piano quanto o violino tenham o seu devido destaque.

Depois, o público ainda poderá conferir a dramática Sinfonia n° 9 em dó menor para cordas, com três movimentos. Os ingressos para a apresentação custam entre R$ 10 e R$ 40 e podem ser adquiridos antecipadamente no site ou no dia do concerto, a partir das 18h, na bilheteria do local.

Cláudio Cohen (regência)

Maestro titular, membro fundador e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Claudio Santoro é cidadão honorário de Brasília e tem participado de forma ativa no cenário musical do país e do exterior como maestro, bem como artista convidado dos principais festivais de música e temporadas de orquestras.

Tem uma intensa agenda nacional e internacional, atuando como maestro em orquestras dos Estados Unidos, México, Áustria, Alemanha, Hungria, Sérvia, Polônia, Portugal, Bulgária, Finlândia, Itália, Argentina, Chile, Equador, Catar, República Tcheca, Espanha, Israel, Romênia, China e Brasil.

Entre as inúmeras distinções que já recebeu está a Comenda Cruz de Ouro da Ciência e da Arte da República da Áustria.

Emerson Kretschmer (violino)

É graduado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), nas classes dos professores Hella Frank e Marcello Guerchfeld. Teve aulas com o violinista Fernando Hasaj, em Montevidéu, no Uruguai, e especializou-se na Internationale Sommerakademie Mozarteum, em Salzburgo, na Áustria.

Tem atuado como solista em diversas orquestras, entre elas a Ospa, a de Câmara da Ulbra, a da Unisinos e a Sinfônica de Caxias do Sul. Participou das gravações de vários discos, bem como das trilhas sonoras dos filmes Concerto Campestre e Sal de Prata.

Realizou turnê pela Europa como integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Salzburgo, participando de um registro fonográfico na Alemanha. Em 2006, em turnê pela Argentina, recebeu nota máxima do crítico Héctor Coda, do jornal La Nación. No mesmo ano, ganhou o concurso para spalla da Ospa, posto que também ocupa na Orquestra de Câmara da Ulbra.

André Carrara (piano)

Natural de Minas Gerais, é pianista solista da Ospa desde 2004. Entre 2003 e 2004 participou como regente assistente e pianista no espetáculo de dança Terra Brasilis, de Fernando Bicudo, com música do maestro Silvio Barbato, em mais de 40 espetáculos entre Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Em 2004, foi maestro assistente e pianista na montagem da ópera Don Pasquale, de Donizetti, no Teatro Nacional Claudio Santoro. Sua discografia inclui os 12 Estudos op. 10 de Chopin (1997), elogiado pela crítica especializada, a 3ª Sonata para piano de Francisco Mignone, além dos álbuns Notas Brasileiras, que percorre o repertório nacional para o duo flauta e piano, Compositores Contemporâneos, Pianistas Brasileiros, com a 3ª Sonatina de Osvaldo Lacerda, e o disco solo Prelúdios para Piano Livro I, com obra inédita de Vagner Cunha.

Evandro Matté (direção artística)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da Ospa e do Festival Internacional SESC de Música em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; na University of Georgia, nos Estados Unidos; e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Áustria, Colômbia, Chile, México e Estados Unidos.

Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Serviço

Festival Mendelssohn | Concerto Série Theatro São Pedro

Quando: Dia 24 de outubro, quinta-feira, às 20h

Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Tópicos