O Palácio Piratini, sede do governo do Estado, em Porto Alegre, promove no dia 25 de abril, das 13h30 às 17h, um curso gratuito voltado para a prevenção de danos e ações de conservação na área do patrimônio histórico.
Intitulado Preservação no Palácio Piratini: Desafios e Experiências no Patrimônio Histórico, a atividade receberá especialistas que falarão sobre conservação e restauro do acervo e sobre as demandas e processos para preservação da edificação histórica.
São oferecidas 40 vagas para servidores, estudantes e demais interessados pelo tema, mediante inscrição prévia pelo site do Piratini, na aba “Agende”.
O curso gratuito é uma contrapartida do projeto de implantação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) do Palácio Piratini, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realização Ministério da Cultura e Governo Federal União
e Reconstrução.
A formação está dividida em três mesas temáticas, com exposições teóricas e demonstrações práticas para promover a sensibilização e a formação do público.
Abrindo a programação, o conservador-restaurador Társis Gradaschi apresenta um pouco da experiência de restauro de móveis históricos de madeira.
O profissional vai falar especialmente sobre o trabalho de recuperação de um conjunto de móveis encomendado para a Ala Residencial do Palácio no final da década de 1920, trabalho que atualmente está em fase final.
Na sequência, o diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini, Mateus Gomes, e a restauradora Magda Villanova Nunes abordam a experiência da Oficina de Restauro do Palácio.
Inaugurado em 2021, o ambiente permite manutenções de pequenas peças e elementos na própria sede do governo do Estado.
Finalizando a atividade, será a vez de tratar sobre a implantação do PCCI. Profissionais que atuam na execução do projeto vão relatar a importância e os desafios da iniciativa, que precisou ser pensada e adaptada para atender as necessidades de um prédio histórico tombado.
Os participantes que completarem o curso vão receber certificado de participação, válido para horas complementares.