O Palácio Piratini, além de ser a sede do governo do Rio Grande do Rio Grande do Sul, é um ponto turístico e encerrou a temporada de visitas guiadas de 2025 com um público expressivo.
Ao longo do ano, quase 24 mil pessoas visitaram o Palácio Piratini. Do total de visitantes, 6.730 participaram das visitas especiais realizadas nos finais de semana. As atividades ocorreram uma vez ao mês, entre março e novembro de 2025, e incluíram edições comemorativas, como o aniversário do Palácio Piratini, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e a Noite dos Museus.
As visitas regulares, realizadas de segunda a sexta-feira pela Ala Governamental, responderam pela maior parte do público. Nesse formato, 16.874 pessoas conheceram a sede do governo estadual, tendo acesso à história, à arquitetura e ao funcionamento do Palácio Piratini.
Nessa modalidade de visitação, além dos inscritos por meio do site oficial do Piratini, o programa recebeu um número significativo de grupos escolares. Em 2025, mais de 250 escolas participaram das atividades, vindas de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Roteiros retornam em janeiro
Após a pausa nas próximas duas semanas para o recesso de final de ano, o programa de visitações retorna no dia 5 de janeiro 2026. Para visitas individuais, que acontecem de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, o agendamento é por meio do site do Palácio Piratini.
Já grupos com mais de dez pessoas precisam fazer a solicitação de data pelo e-mail palacio-piratini@gg.rs.gov.br e aguardar a confirmação. A visitação especial de fim de semana tem previsão de retorno a partir de março de 2026.





