,

“A equipe está de parabéns”, ressaltou Mano Menezes após Grêmio vencer o São Paulo

Com a vitória, o Grêmio chegou a 36 pontos.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

16/10/25

às

22:22

lg noticias gra mio vence sa o paulo com dois gols de carlos vina cius 45109

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio fez o dever de casa no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (16), na Arena, o tricolor gaúcho venceu o São Paulo por 2 a 0 , em partida válida pela 28ª rodada do Brasileirão.

A partida iniciou equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque, mas sem conseguir reverter as ofensivas em oportunidades claras de gols. A primeira finalização foi da equipe do Grêmio. Aos 10 minutos, Amuzu arriscou de fora da área, mas a bola subiu e passou por sobre o gol defendido por Rafael.

Com o decorrer do primeiro tempo, o São Paulo passou chegar mais no ataque, mas não conseguiu ser objetivo. Ainda no primeiro tempo, o técnico Mano Menezes precisou mexer na equipe pela primeira vez após Alysson sentir desconforto. O atacante precisou deixar o campo e, no seu lugar, o técnico gremista promoveu a entrada de Pavón.

Poucos minutos após entrar em campo, Pavón quase abriu o placar aos 34 minutos. Mas no chute de perna esquerda de fora da área, o argentino viu o goleiro Rafael voar e fazer difícil defesa.

O gol do Grêmio estava ficando maduro. Aos 38 minutos do primeiro tempo, Pavón cobrou escanteio, Amuzu tentou de cabeça, a bola bateu no defensor e, na sobra, Wagner Leonardo também tentou cabecear e Rafael defendeu novamente.

Após insistência aos 39 minutos, Amuzu recebeu aberto pela lateral esquerda de campo, conduziu para a frente da área e chutou. A bola desviou no caminho e ficou na medida para Carlos Vinícius estufar a rede, 1 a 0 Grêmio.

Segundo tempo

O Grêmio manteve o ritmo no segundo tempo. Aos 3 minutos, Edenílson passou por dois marcadores e chutou para defesa do goleiro Rafael.

Aos 7 minutos do segundo tempo, Edenílson apareceu mais uma vez para fazer grande jogada pela direita de ataque e ser derrubado por Sabino. No campo, o árbitro Davi de Oliveira Lacerda não marcou, porém, logo foi chamado para revisão no VAR e apontou pênalti. Na cobrança de Carlos Vinícius, bola para um lado e goleiro para o outro, 2 a 0 Grêmio.

Visando ampliar o placar e manter o ritmo ofensivo, Mano Menezes mexeu mais duas vezes no time. Cristaldo e Cristian Olivera entraram nos lugares de Amuzu e Carlos Vinícius. Com essas mudanças, o Grêmio deixou de ter um jogador de referência, mas passou a ter mais velocidade para saídas em contra-ataques.

Já o time do São Paulo não teve forças para reagir, Aos poucos, o Grêmio passou a controlar o jogo de forma tática. Com a vitória, o Grêmio chegou a 36 pontos, ficando em 11º lugar pelos critérios de desempate, tendo a mesma pontuação do 9º e 10º colocados.

O próximo compromisso do Grêmio é no domingo (19), contra o Bahia. O jogo será às 20h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Coletiva

Na coletiva, o técnico Mano Menezes destacou a atuação do grupo do Grêmio contra o São Paulo. “Com um coletivo melhor, surgiram aqueles que se destacaram mais individualmente. O Edenilson talvez seja o principal. Ficamos felizes, pois ajuda a apagar o ranço que se tem pelo Edenilson no Rio Grande do Sul”, disse.

“Começamos o jogo um pouco tensos, mas a equipe foi se encorajando. Quando a equipe se acalmou a gente foi melhorando e, com um coletivo melhor, surgiram aqueles que se destacaram mais. Talvez Edenilson tenha sido o que se destacou mais”, seguiu.

“A equipe está de parabéns. O torcedor também. O campo está maravilhoso para jogar futebol”, completou o técnico da equipe gremista.

Tópicos