Uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul. Ela não vai provocar frio intenso, o fenômeno faz aumentar a nebulosidade e nuvens carregadas pelo território gaúcho.
Segundo a Climatempo, nesta segunda-feira (4), além do fluxo do ar quente e úmido sobre o Sul do país, tem a passagem da frente fria, aumentando a possiblidade de temporal isolado no Rio Grande do Sul, como aconteceu em Jaguarão e Arroio Grande no último sábado (2).
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo para as regiões com mais possibilidade de temporais isolados durante a passagem da frente fria (confira no mapa abaixo). “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)”, disse.
Segundo o Inmet, o alerta amarelo, que pode sofrer alterações conforme as mudanças climáticas, vale até o fim da manhã de terça-feira (5). As cidades gaúchas com mais perigo são as localizadas na Fronteira Oeste, Campanha, Região Sul, Missões e Região Noroeste. Para a Região Central, a possibilidade de temporal é baixa, mas a área está no alerta do Inmet.
Não há risco de temporal nesta segunda para cidades da Região Metropolitana, Vales, Serra, Litoral Norte e Norte. A previsão do tempo aponta que a frente fria vai provocar chuva irregular pelo território gaúcho, em alguns pontos vai chover bastante e em pontos próximos vai ocorrer garoa ou pancadas rápidas.