Nesta sexta-feira (29) a partir das 14h, ocorre a segunda edição do Projeto Dia das Igrejas. O passeio vai percorrer um trajeto para privilegiar o contexto urbano e a inserção das igrejas na história de Porto Alegre.
“Todo o percurso será feito com transporte apropriado, e o grupo será acompanhado pela historiadora Vanessa Gomes de Campos”, afirmou a Prefeitura de Porto Alegre. Após o retorno, missa na Catedral Metropolitana às 18h e, às 19h, show na praça da Matriz com Carlos Freitas Sus Hermanos e convidados, mais Rodrigo Almada e banda.
O ponto de encontro será no estacionamento da Basílica Nossa Senhora das Dores (rua Riachuelo, 600 – Centro Histórico). A caminhada começa até o Santuário São Rafael, onde os participantes vão conhecer um pouco da história da beata Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Conforme a prefeitura, na sequência, será feito um percurso externo pela Basílica Nossa Senhora das Dores e Catedral Metropolitana, depois dirigindo o grupo à Capela do Divino Espírito Santo, com visita interna, assim como no Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus.
O roteiro segue para as igrejas São João, Nossa Senhora dos Navegantes (com uma parada especial para ver por dentro), São Geraldo e São Pedro, que foram encravadas nos antigos bairros por operários da cidade e contam com a antiguidade de criação.
“São aspectos históricos e arquitetônicos que revelam a fé e devoção da cidade”, ressaltou a prefeitura. O evento é gratuito. As inscrições devem ser feitas de forma antecipada neste link.