Credencial de estacionamento prioritário, para idosos e pessoas com deficiência, tem mudanças a partir desta sexta-feira (25).
Agora, a facilidade fica disponível no aplicativo CDT Carteira Digital de Trânsito. A credencial, que antes era emitida via estados e municípios e precisava ser impressa para exibição no painel do veículo, passa a ser digital e terá validade em todo o território brasileiro.
O processo é totalmente on-line, sem a necessidade de deslocamentos e o beneficiário poderá optar pela versão impressa (por meio do Portal da Senatran) ou digital (via aplicativo da CDT).
Outra alteração é em relação ao vencimento. O documento, que antes tinha validade de 5 anos, será vitalício para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
Para o uso da versão digital, só é possível vincular a credencial a um único veículo, que poderá ser alterado a qualquer momento.
Como emitir e vincular a credencial
Após abrir o aplicativo CDT, vá em Condutor, selecione Credencial de Estacionamento e depois Credencial de Idoso ou Credencial PCD, conforme o caso.
Em seguida, toque em Emitir Credencial, aceite os termos, e a credencial aparecerá na tela. A validação dos dados será feita via Renach (para os idosos) e via integração com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e INSS (para os PCDs).
Para vincular a credencial, selecione Vínculo da credencial a veículo. Escolha entre veículo próprio ou de terceiro. Se for próprio, selecione o veículo e confirme. Se for de terceiro, informe a placa, o CPF do proprietário e um apelido, toque em Solicitar Vinculação e confirme.
O proprietário do veículo precisará aceitar a solicitação no aplicativo CDT, acessando Veículos, entrando em Credencial de estacionamento digital e aceitando o vínculo Pendente de aceite.