O Grêmio voltou a somar pontos importantes fora de casa no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (1), no Estádio Alfredo Jaconi, o tricolor gaúcho venceu o Juventude por 2 a 0.
O time alviverde chegou ao oitavo jogo consecutivo sem vitórias no Brasileirão 2025. No confronto deste domingo, a equipe gremista começou melhor na partida. Já o Juventude parecia uma equipe perdida dentro de campo, principalmente no primeiro tempo.
Com a equipe titular, o Grêmio não demorou muito para abrir o placar. Aos 10 minutos de jogo, o goleiro Marcão deixou o cotovelo no rosto do zagueiro Kannemann dentro da área. Após revisão do VAR, Raphael Claus marcou a penalidade. Na cobrança, Braithwaite abriu o placar para a equipe gremista, 1 a 0.
Após o gol, o Grêmio criou novas oportunidades para ampliar o placar, foram pelo menos três ataques perigosos. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Cristian Olivera cometeu pênalti em Mandaca. Porém, após ser chamado no VAR, Claus anulou a penalidade para o Juventude por impedimento.
No lance seguinte, em jogada rápida, Alysson puxou o contra-ataque e, após a sobra da zaga, Cristian Olivera tirou o goleiro Marcão da jogada e fez 2 a 0 para o Grêmio. A torcida do Juventude bateu palmas para ironizar o lance.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Juventude mudou a postura e ficou mais ofensivo. O Grêmio seguiu bem na partida e conseguiu controlar a partida.
No segundo tempo, as duas equipes criaram poucas oportunidades de gols. Com o resultado, o Grêmio chega a 15 pontos da tabela do Campeonato Brasileiro. Já o Juventude segue estacionado em penúltimo, com oito pontos.
Coletiva
Na coletiva, o técnico Mano Menezes comemorou o resultado diante do Juventude, mas disse que ainda tem coisa para melhorar.
“Estamos muito contentes com a atuação da equipe, foi uma atuação muito consistente. Cada vez melhorando um pouco mais. A gente sai daqui com uma vitória muito justa. Podemos mais e vamos fazer mais”, ressaltou o técnico do Grêmio.
“Certamente não teríamos capacidade de fazer um jogo assim hoje, se tivéssemos jogado na quinta-feira com o time titular. São escolhas duras, que nem sempre são compreendidas na parte externa”, seguiu.
Na coletiva, Mano pediu o apoio da torcida diante do Corinthians. “Estávamos olhando para baixo e agora olhamos para cima. A gente sabe que é preciso ter tranquilidade na situação que estávamos e agora vamos precisar continuar fazendo as coisas certas”, disse.
“Agora trabalharemos pensando exclusivamente na partida contra o Corinthians. Não garanto para o torcedor que a equipe estará melhor”, completou o técnico do Grêmio.
Durante a coletiva, o vice- presidente do Grêmio, Alexandre Rossato, comentou sobre os valores dos ingressos. Ele criticou a postura no Juventude e da Arena.
“Antecipo que o torcedor que pagou R$ 200 para este jogo contra o Juventude, um desrespeito à nossa torcida, receberá um ingresso para Grêmio e Cortinhians. É a maneira de agradecer o torcedor”, ressaltou.
“Infelizmente, o torcedor do Grêmio não é bem tratado pela Arena. Por isso peço sensibilidade da Arena para que faça promoção para lotarmos o estádio dia 12 contra o Corinthians”, completou Rossato.
Juventude
Na coletiva do Juventude, técnico Claudio Tencati, que segue sem vencer no comando da equipe alviverde, reclamou da arbitragem.
“Era um jogo que precisávamos ter equilíbrio. E, ao mesmo tempo, alguma situação poderia ser a favor ou contra. Infelizmente, na situação do pênalti, e depois do pênalti nosso desmarcado, fica sempre o critério da interpretação. Duvido que se fosse a favor do Grêmio ele não daria o pênalti”, ressaltou.
“Era um jogo em casa, a gente tinha que tomar as rédeas do jogo. E, diante do disso, queríamos gerar um equilíbrio para sair na frente do placar. Saímos atrás, e isso gerou uma instabilidade. Ainda reorganizamos e fomos em busca do gol. E aí, aquele lance de não pênalti, entra de novo a interpretação”, completou Tencati.