A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Free Fuel II que investiga fraude no abastecimento de veículos da Prefeitura de Bagé, na região da Campanha.
De acordo com com as informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal, a ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Bagé e Guaíba, além de ordens de bloqueio e sequestro de bens dos investigados.
“A Justiça também determinou, como medida cautelar, a proibição de que um servidor envolvido no esquema tenha acesso aos cartões de pagamento da frota municipal”, ressaltou a assessoria de imprensa da Polícia Federal.
A investigação apurou que, pelo menos entre os anos de 2023 e 2024, foram desviados recursos destinados ao abastecimento da frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde de Bagé.
“O desvio era operado a partir do pagamento de abastecimentos de galões e de veículos particulares com o cartão de pagamento de veículos oficiais da referida Secretaria Municipal”, afirmou.
“Os abastecimentos com pagamento indevido eram realizados quase que diariamente, sempre pelo mesmo indivíduo e sempre em um mesmo posto de combustível, localizado em Candiota. No período apurado, foi identificado o desvio de mais de R$ 624 mil em pagamentos indevidos”, completou.
Conforme a Polícia Federal, o suspeito de realizar os abastecimentos indevidos não faz parte do quadro de servidores da Prefeitura de Bagé.
“Com a primeira fase da operação, deflagrada em outubro de 2024, foi possível esclarecer que o suspeito realizava o pagamento dos abastecimentos a partir de informações recebidas de um servidor efetivo da Secretaria de Saúde, o qual tinha acesso aos cartões dos veículos oficiais”, afirmou.
“Também foi possível apurar que o combustível era revendido a terceiros e o lucro obtido era destinado à conta bancária desse mesmo servidor. O aprofundamento da investigação ainda revelou indícios da participação de dois ex-servidores comissionados nos abastecimentos irregulares”, finalizou.