A passagem uma frente fria deixa diversas áreas do Rio Grande do Sul em alerta para temporal no Estado. A frente fria provoca o aumento de nuvens carregadas, que causa chuva forte.
Nesta segunda-feira (18), a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta meteorológico válido a partir do final da manhã de terça-feira (19), até o fim da tarde de quarta-feira (20).
O comunicado da Defesa Civil de Porto Alegre destaca a previsão de chuva forte, acompanhadas de temporais isolados, que podem causar alagamentos na Capital.
“Na terça-feira, 19, um sistema de baixa pressão irá favorecer a formação de chuvas moderadas a fortes, com acumulados variando entre 20 e 40 milímetros ao longo do dia. Há risco de temporais isolados e rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros por hora”, ressaltou a Defesa Civil de Porto Alegre.
“Durante a quarta-feira, 20, o cenário de instabilidade persiste, com acumulados previstos de 60 a 85 milímetros em Porto Alegre e Região Metropolitana. As rajadas de vento podem aumentar, atingindo velocidades entre 50 e 70 quilômetros por hora, ampliando o risco de transtornos, como queda de árvores e cortes de energia elétrica”, completou.
Na sexta-feira (15), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reuniu-se com integrantes da Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergências) para tratar sobre ações preventivas contra possíveis chuvas intensas na Capital.