,

Porto Alegre recebe 3º Caféstival,  com atrações nacionais do mundo do café 

A expectativa é de que o festival de Porto Alegre contribua para o fortalecimento do setor.

Avatar de Redação RS

|

16/07/25

às

17:07

Cafetival

Foto: Divulgação

A terceira edição do Caféstival acontece de 25 a 27 de julho, no Multiplan Hall, centro de eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre, e reunirá um público composto desde baristas profissionais a apreciadores iniciantes da bebida.

A entrada é gratuita e dá acesso a uma feira com mais de 40 marcas expositoras de produtos e serviços voltados ao universo do café, além de uma intensa programação que inclui experiências sensoriais, workshops, palestras, exposições artísticas, disputas entre baristas e atrações culturais.

Idealizado por Eurico Albrecht e Guert Schinke, o evento ganha o reforço de Lucas Eibs e Gustavo Leão na organização. Para Eibs, a proposta é expandir o acesso à cultura do café especial, atraindo também o público que consome cafés tradicionais.

“Queremos apresentar esse universo a novos públicos e criar oportunidades de aprendizado e conexão. O evento é uma ponte entre o sensorial e o técnico, o mercado e o afeto”, afirma.

A expectativa é de que o festival contribua para o fortalecimento do setor e para o crescimento do consumo consciente e de qualidade. Para isso, o Caféstival terá, pela primeira vez, três dias de duração, com a projeção de se colocar como porta de entrada para que um novo público passe a frequentar cafeterias de Porto Alegre, aquecendo o setor.

“O evento, que antes era realizado em apenas um dia e com venda de ingressos, passa a ser aberto ao público e com uma programação maior. Essa é uma oportunidade de ‘encurtar as distâncias geográficas’ com profissionais que são referência no setor”, comenta Leão.

Programação

A programação começa na sexta-feira, 25, a partir das 16h, com a abertura dos estandes e da Mostra Artística do Celopax, artista de arte urbana que terá obras expostas e à venda ao longo de todo o evento.

Às 17h acontece um bate-papo entre cafeterias, reunindo nomes como Isabela Raposeiras, Lucas Eibs, Guert Schinke e Eurico Albrecht. Em seguida, às 18h45, sobem ao palco os campeões brasileiros Eduardo Olímpio, Leo Oliva e Tiago Rocha para compartilhar suas experiências em campeonatos de barismo.

A noite termina com a final da Copa Caféstival de Latte Art, bar de drinks com café e discotecagem com DJs convidados do Maori Club.

No sábado, 26, as atividades têm início às 10h e seguem até às 22h. Entre os destaques do dia está o curso “Gestão de Cafeterias e Torrefações”, com Isabela Raposeiras, voltado a empreendedores do setor. Simultaneamente, ocorrem duelos do Campeonato de Espresso, lançamentos literários e oficinas abertas ao público.

À tarde, o workshop “Café na Coquetelaria”, com Leo Oliva, unindo mixologia e barismo. Há palestras sobre consumo, carreira e empreendedorismo, com especialistas como João Mingorance, Matheus Fell e Alex Söderberg, da Naveia, que abordará os benefícios do leite vegetal no preparo do café.

Já no domingo, dia 27, a programação terá como destaque o workshop de Latte Art, com os campeões Eduardo Olímpio e Tiago Rocha, além da atividade de torra ao vivo com João Mingorance e Carmomaq.

O público poderá participar de bate-papos sobre café no mundo digital com nomes como Amanda Albuquerque, Leo Oliva, Lucas Eibs e Gustavo Leão, além de conhecer mais sobre o novo sistema de avaliação de cafés da SCA, o Coffee Value Assessment, em palestra com Lea Saldanha. O evento ainda inclui o workshop “Qualidade da Água” com Thiago Motta, uma oficina de gastronomia com café conduzida por Sarah Winck, da Unisinos, e a grande final do Campeonato de Espresso, seguida pelo anúncio do Melhor Café do Caféstival.

Além da ampla programação, a edição 2025 marca o lançamento da Rota das Cafeterias de Porto Alegre. Durante o festival, os visitantes poderão adquirir um álbum de figurinhas e, ao longo dos meses seguintes, visitar 30 cafeterias participantes para preenchê-lo. Quem completar a rota concorrerá a prêmios como pacotes de café, métodos de preparo e até uma máquina de café.

Serviço

A entrada é gratuita, e os workshops e oficinas técnicas possuem inscrições mediante pagamento, com valores entre R$50 e R$390. As inscrições estão disponíveis no aplicativo Multi.

Tópicos