, , , ,

Porto Alegre dá passo inédito no enfrentamento da dengue

O novo equipamento começará a ser utilizado neste sábado em Porto Alegre.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

25/04/25

às

23:59

250425 CristineRochol testerapidodengue SMS 6698

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A cidade Porto Alegre é pioneira no uso de hemoglobinômetro no combate à dengue.

Em meio ao cenário preocupante da dengue, a Capital gaúcha dá um passo inédito no enfrentamento da doença: será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a utilizar o hemoglobinômetro como ferramenta de triagem rápida para casos graves.

“A Capital contabiliza mais de 5,2 mil casos confirmados em 2025 e permanece em situação de emergência em saúde pública”, afirmou a Prefeitura de Porto Alegre.

O novo equipamento começará a ser utilizado neste sábado (26) na Unidade de Saúde Passo das Pedras 1 (Avenida Gomes de Carvalho, 510), que estará excepcionalmente aberta das 9h às 14h para atendimento de pacientes com sintomas de dengue.

“A iniciativa faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para agilizar a identificação de casos que necessitam de atendimento prioritário”, ressaltou a prefeitura.

Hemoglobinômetro

O hemoglobinômetro é um dispositivo portátil que, de forma instantânea, mede os índices de hemoglobina e hematócrito no sangue, parâmetros essenciais para identificar precocemente pacientes com risco de complicações.

“Com essa tecnologia, conseguimos acelerar o diagnóstico de quadros mais graves, garantindo intervenções rápidas e precisas, o que pode fazer toda a diferença na evolução clínica do paciente”, explica o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Segundo a prefeitura, além da Unidade de Saúde Passo das Pedras 1, nos próximos dias o hemoglobinômetro será implantado em outros cinco locais estratégicos: Unidade de Saúde Primeiro de Maio, Unidade de Saúde Camaquã, Centro de Saúde Modelo, tenda de hidratação no Stock Center (Avenida Manoel Elias) e Unidade de Saúde Morro Santana.

250425 CristineRochol hemoglobinometro SMS 6668
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Tópicos