, ,

Cidade de Porto Alegre começa a testar carregamento público de veículos elétricos

Serão instaladas oito vagas equipadas com carregadores públicos rápidos em Porto Alegre.

publicado em

atualizado em

IMG 5067 scaled
Foto: Rosana Klafke/Redação RS

Prefeitura de Porto Alegre comunicou que a Capital vai começar a testar carregamento público de veículos elétricos.

“A Prefeitura de Porto Alegre dará mais um passo estratégico rumo à inovação urbana e à sustentabilidade neste mês de janeiro”, disse a prefeitura.

Conforme a prefeitura, uma nova Prova de Conceito aprovada no Programa Living Lab POA permitirá o teste, em ambiente real, de uma solução inovadora de carregamento público de veículos elétricos em espaços urbanos de Porto Alegre.

“A iniciativa integra as ações do Living Lab POA, programa que abre o espaço público para o teste controlado, sempre com supervisão e acompanhamento técnico da administração municipal. Desde sua criação, o programa já recebeu mais de 150 propostas de provas de conceito, consolidando-se como um importante instrumento de inovação aberta da cidade”, afirmou a prefeitura.

Carregadores

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, serão instaladas oito vagas equipadas com carregadores públicos rápidos, permitindo que qualquer cidadão possa carregar seu veículo elétrico diretamente no logradouro público.

“Testar o carregamento público de veículos elétricos é fundamental para preparar Porto Alegre para os desafios da mobilidade urbana sustentável e orientar futuras decisões de política pública”, destacou o secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto.

Segundo a prefeitura, durante o período de testes, serão coletados dados sobre uso, desempenho e impacto da solução, que servirão de base para análises sobre a eficiência e a adequação da oferta de pontos públicos de carregamento.

“Esse teste vai permitir avaliar a viabilidade técnica e operacional desses carregadores em espaços públicos e entender como eles se integram à dinâmica urbana e às necessidades da população. Com isso, a cidade avança no sentido de oferecer mais segurança, conveniência e previsibilidade aos usuários que optam por tecnologias mais limpas e sustentáveis”, completou Adão de Castro Júnior, secretário de Mobilidade Urbana.

Tópicos