O Porto Verão Alegre receberá em sua 26ª edição nove espetáculos vindos de fora do Rio Grande do Sul.
O primeiro será o show Dadi e Vinicius Cantuaria convidam Jesse Harris, com apresentações nos dias 17 e 18 janeiro, sexta e sábado, às 21h, no Espaço 373 – local que está estreando na programação do festival este ano.
O espetáculo une os multi-instrumentistas e compositores brasileiros Dadi Carvalho, reconhecido pelas atuações ao lado de Novos Baianos, Barão Vermelho, Jorge Ben e Marisa Monte, com Vinicius Cantuaria, que integrou a banda O Terço e acompanhou nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil.
Quem completa a noite especial é o músico e cantor norte-americano Jesse Harris, vencedor do Grammy pela icônica canção Don’t Know Why, que ganhou o mundo na voz de Norah Jones.
Depois, nos dias 28 e 29 de fevereiro, às 20h30, no Teatro Unisinos, será possível assistir a um dos espetáculos mais esperados do festival este ano: a montagem Também Queria Te Dizer, com o ator Emílio Orciollo Netto interpretando sete cartas masculinas escritas por Martha Medeiros.
Dirigida por Victor Garcia Peralta, a peça traz seis desabafos, de seis homens entre 18 e 70 anos, falando com humor e sensibilidade sobre suas mágoas, medos, revoltas, alegrias e tristezas, explorando temas como culpa, traição, preferências sexuais e tragédias pessoais.
Entrando em fevereiro, no dia 1º, sábado, três humoristas que acumulam milhões de seguidores nas redes sociais desembarcam no Estado. A atriz e comediante Giovana Fagundes sobe ao palco do Teatro do Sesc Canoas, às 18h, com um stand up que une piadas e reflexões sobre a forma como pensamos, enxergamos e julgamos as coisas à nossa volta.
Depois, às 20h, Dihh Lopes e Márcio Donato estarão juntos no BarraShoppingSul para apresentar A Série B, em que contam histórias de suas vidas e bastidores do grupo de stand up comedy 4 Amigos, do qual fazem parte.
Fabiano Cambota também virá à capital com o show Avós e Violão, em única sessão dia 4 de fevereiro, terça-feira, às 20h, no Theatro São Pedro. No palco, o “Sex Sênior do Brasil” conta como encanta velhinhas por onde passa e expõe sua família cheia de manias.
Um dos mais conhecidos e premiados humoristas da sua geração, Bruno Motta é atração confirmada com dois espetáculos diferentes nesta edição do Porto Verão Alegre. O primeiro será Gongada Drag, com sessão única dia 5 de fevereiro, quarta-feira, às 20h, no Theatro São Pedro.
O show exclusivo, preparado especialmente para a capital gaúcha, receberá drag queens e comediantes LGBT convidados, como Suzy Brasil, Sarah Vika e Joe Cardoso com participação especial das gaúchas Laurita Leão e Cassandra Calabouço.
Depois, nos dias 6 e 7 de fevereiro, quinta e sexta, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel, o artista fará a estreia absoluta de Bruno Motta Diferente, em que conta como foi sua infância, a fase das descobertas e tudo que se passa na cabeça de alguém que atravessou as regras da sociedade para se estabelecer como um humorista, ator e criador gay de sucesso.
E o gaúcho radicado em São Paulo Nando Viana retornará a sua terra natal para apresentar o stand up Como faz para ficar aqui? dia 8 de fevereiro, sábado, às 20h, no BarraShoppingSul. Na comédia, ele está em crise, e não é de criatividade. Munido de piadas certeiras, reflexões sobre a sociedade que estamos criando e muita terapia, o humorista vem falar desta vez sobre um problema que atinge muita gente: a ansiedade.
Ingressos
Os ingressos para todos os espetáculos do festival podem ser adquiridos no site do evento, com preços de R$ 21 a R$ 80, e, nos dias das apresentações, a partir de 1h antes do início das sessões diretamente nas bilheterias dos locais.
Desde o dia 23 de dezembro, o primeiro ponto de venda físico está em funcionamento. É no Barra Shopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300), no 2º andar, ao lado da Loja da Havaianas. A partir de 02 de janeiro, o funcionamento é de segunda até sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.