A programação completa e os ingressos para a 27ª edição do Porto Verão Alegre já estão disponíveis no site. São mais de 140 atrações para aproveitar entre os dias 8 e janeiro e 8 de fevereiro 2026, em 17 palcos da capital gaúcha, e com entradas a preços populares, a partir de R$ 21.
Nos 32 dias de festival, o público poderá conferir clássicos do teatro gaúcho, como Bailei na Curva, Os Causos do Guri de Uruguaiana, PQ Casamos?! e Se Meu Ponto G Falasse, assim como novidades da cena local, incluindo 50 produções que farão parte da programação do evento pela primeira vez.
As apresentações abrangem os mais diferentes estilos, indo de comédias, stand-ups e dramas a espetáculos de dança, infantis, espíritas, de ilusionismo e experimentais. E grandes nomes das artes cênicas do país têm passagem garantida pelo festival, entre eles Thiago Lacerda, Nany People, Fabiano Cambota e Grace Gianoukas.
A música também terá protagonismo nesta edição, reunindo artistas que transitam por gêneros como MPB, pop, erudito, reggae, jazz, rock, R&B e soul. O evento trará novos nomes da cena nacional, como Chico Brown, filho de Carlinhos Brown com Helena Buarque, e neto de Chico Buarque, assim como referências que marcaram época – entre eles o compositor e multi-instrumentista Arrigo Barnabé e o duo formado por André Abujamra e Marcos Suzano.
O festival ainda promoverá reencontros do público com bandas como Maskavo, Chimarruts e Graforréia Xilarmônica e com músicos como Duca Leindecker, Nei Lisboa, Thedy Corrêa, Luana Pacheco, Paola Kirst, Luciano Leães, Renato Borghetti e Kleiton & Kledir.
“O Porto Verão Alegre hoje é referência entre os festivais multiculturais da América Latina, e a presença de atrações não só locais, como também nacionais, reforça a importância do festival. Possibilitar a reunião de artistas de diferentes localidades na capital gaúcha fortalece a cena cultural da cidade, promovendo uma grande troca e colaboração entre os artistas e o nosso público”, destacam Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, idealizadores e organizadores do evento.
Assim como nos últimos anos, diversas sessões serão acessíveis, com audiodescrição e tradução em Libras.
Espaços
Entre os espaços participantes neste ano há três novidades: o Galpão Floresta Cultural e o Teatro Simões Lopes Neto, inaugurados há poucos meses; e o Grezz, que receberá grandes nomes da música e outras surpresas.
Locais já conhecidos entre o público do Porto Verão Alegre também voltam a participar: o Bar do Nito, o Bar Ocidente, a Casa de Espetáculos, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Instituto Ling, o Teatro do Goethe-Institut, o Teatro AMRIGS, o Teatro CIEE-RS Banrisul, o Teatro Oficina Olga Reverbel, o Teatro Unisinos e a Zona Cultural, além do Teatro Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mario Quintana; e o Teatro Renascença e a Sala Álvaro Moreyra, ambos no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues.





