A Prefeitura do Rio Grande realizou nesta quarta-feira (8) a abertura oficial do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A solenidade, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, reuniu autoridades, representantes de instituições parceiras e mulheres sobreviventes do câncer, que compartilharam histórias de superação e perseverança.
Durante o evento, a secretária municipal da Saúde, Juliana Acosta, anunciou uma importante novidade para a população: a implantação de um novo modelo de agendamento de mamografias, que visa facilitar o acesso e reduzir o tempo de espera para a realização do exame em Rio Grande.
Segundo a prefeitura, a iniciativa entra em vigor neste mês. “Antes, a mulher ou o homem precisavam ir à unidade de saúde, passar pela consulta, depois a unidade solicitava autorização do exame ao município e, só então, a própria pessoa tinha que se deslocar até o hospital, o HU ou a Santa Casa, para marcar o exame. Isso demorava, desmotivava e fazia com que muitos não comparecessem. Cerca de 50% dos agendamentos acabavam em falta”, explicou Juliana.
Com o novo fluxo, o agendamento será feito diretamente na unidade de saúde, no momento da consulta. “Agora, a enfermeira, a técnica de enfermagem ou outro profissional do posto já vai agendar direto com o hospital. A paciente, ou o paciente, sai da consulta com a data marcada. Isso encurta o caminho, reduz deslocamentos e facilita o diagnóstico precoce”, destacou a secretária.
A gestora também lembrou que o câncer de mama é uma doença que atinge majoritariamente mulheres, mas também pode afetar homens. “Aqui em Rio Grande, 4,5% das pessoas em tratamento são do sexo masculino. Por isso, a campanha é para todos”, ressaltou.