A Prefeitura de Porto Alegre publicou no Diário Oficial de Porto Alegre o edital de processo seletivo simplificado para a contratação temporária, visando atuação na Operação Inverno.
As vagas do processos seletivos são para biomédicos, farmacêuticos e médicos especialistas emergencistas, além da formação de cadastro reserva para a Secretaria Municipal de Saúde.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 17h do dia 1º de julho de 2026. Para efetivar sua inscrição o candidato deverá preencher o cadastro, por meio do formulário eletrônico, disponível durante no site da prefeitura de Porto Alegre e enviar a documentação obrigatória para comprovação da experiência profissional para o e-mail operacao.inverno.pmpa@gmail.com.
Conforme a prefeitura, a seleção será realizada mediante comprovação de experiência profissional correspondente à função temporária indicada pelo candidato no formulário de inscrição, em caráter eliminatório e classificatório.
O edital completo está disponível aqui neste link.
Remuneração
Para as funções temporárias de biomédico e farmacêutico, a remuneração inicial é de R$ 2.728,44 para jornada de 30 horas semanais. Os profissionais poderão ser convocados para cumprir Regime Especial de Trabalho de Tempo Integral, com carga horária de 40 horas semanais e acréscimo de 50% sobre o vencimento básico inicial.
Para a função temporária de médico especialista – emergencista, a remuneração inicial é de R$ 3.301,32 para carga horária de 20 horas semanais.
“A remuneração também poderá incluir adicionais por trabalho noturno e insalubridade, quando aplicáveis”, ressaltou a prefeitura. Além disso, os contratados receberão vale-alimentação no valor de R$ 800. O vale-transporte é facultativo e conta com participação subsidiada.
Gratificações
Para os profissionais lotados em hospitais ou prontos atendimentos, a gratificação corresponde a 110% do vencimento básico, no valor de R$ 3.001,28 para as funções de biomédico e farmacêutico e R$ 3.631,45 para a função de médico especialista-emergencista.
Já para aqueles que atuarem em Farmácias Distritais ou em Unidades de Saúde subordinadas à Diretoria de Atenção Primária, poderão ser concedidas gratificações de 25% e 50% sobre o vencimento básico, totalizando R$ 2.046,33.
“Os servidores lotados na sede da Secretaria Municipal de Saúde fazem jus à gratificação de 100% sobre o vencimento básico, no valor de R$ 2.728,44”, finalizou a prefeitura.




