A previsão aponta tempo bastante instável no Rio Grande do Sul na próxima semana.
Segundo a Climatempo, a previsão destaca ciclone extratropical, ventania e temporais no Estado. As áreas de instabilidade começam a ganhar força a partir de segunda-feira (18), provocando vento e chuva pelo território gaúcho.
Na terça-feira (19), teremos a formação do ciclone extratropical e de uma frente fria, o que potencializa o risco para fortes rajadas de vento pelo Rio Grande do Sul. Há risco para chuva forte e volumosa, com possibilidade de alagamentos em diversos pontos do Estado.
“Durante o processo de formação da frente fria, a condição de chuva aumenta e as linhas de instabilidades que se formam pelo processo de frontogênese, podem provocar temporais com granizo, sobretudo no estado do Rio Grande do Sul”, alertou a Climatempo.
Na quarta-feira (20), o ciclone de afasta mais para alto mar, porém, ainda teremos bastante vento presente com rajadas fortes Rio Grande do Sul, ainda podendo alcançar os 80 km/h, especialmente no Litoral.
Com atuação de um bloqueio atmosférico, que está provocando calor intenso em áreas do Brasil, as áreas de instabilidades ficam “estacionadas” no Rio Grande do Sul. Assim a previsão aponta tempo bastante instável (risco de chuva volumosa e temporais) até o dia 23 de agosto no Rio Grande do Sul).
No domingo (dia 24), o ingresso de uma massa de ar polar vai provocar frio intenso no Rio Grande do Sul, afastando as nuvens de chuva.
As atualizações, com mais detalhamento e destacando as áreas em perigo, serão realizadas nas previsões do tempo do Redação RS ou nos alertas da Defesa Civil do Estado e do Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia).