Uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu um casal com cerca de 120 kg de agrotóxicos contrabandeados.
A abordagem aconteceu na BR-290 em Pantano Grande, na Região Central do Rio Grande do Sul. Na tarde desta quinta-feira (28), durante os trabalhos de rotina, os policiais rodoviários federais abordaram um Honda Civic com placas de Balneário Arroio do Silva (Santa Catarina).
Ao verificarem o porta-malas do automóvel, foram localizadas diversas embalagens de agrotóxicos, totalizando aproximadamente 120 quilos de defensivos agrícolas ilegais no Brasil.
“A mercadoria é de origem uruguaia e tem seu ingresso e uso proibido no Brasil. Este agrotóxico é proibido no Brasil devido a preocupações relacionadas aos seus potenciais riscos à saúde humana (associado ao desenvolvimento de câncer) e ao meio ambiente (possíveis efeitos negativos sobre organismos não-alvo, como fauna aquática e polinizadores)”, disse a assessoria de imprensa da PRF.
O motorista e a passageira, ambos de 31 anos, naturais de Forquilhinha (Santa Catarina) e Uruguaiana, foram presos e encaminhados com o automóvel e os agrotóxicos à polícia judiciária em Santa Cruz do Sul.