As projeções do APEC Climate Center, sediado na Coreia do Sul, indicam 65% de probabilidade de transição da fase neutra para fase fria (La Niña) entre outubro e dezembro de 2025.
É o que aponta o Boletim Trimestral do Copaaergs (Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul), coordenado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação).
Com a La Niña, no Rio Grande do Sul, as lavouras correm risco de enfrentar novamente períodos de seca. Segundo a Seapi, o prognóstico climático indica chuvas variando de normal a ligeiramente abaixo da média na maioria das regiões do Rio Grande do Sul de outubro até fim de dezembro de 2025.
Segundo a Seapi, o mês de dezembro será mais seco. Dezembro será marcado por pouca chuva no Rio Grande do Sul, especialmente em áreas da Campanha, Região Sul, Fronteira Oeste, Missões e Região Noroeste.
Nos meses de outubro e novembro, a chuva vai ocorrer com mais irregularidade pelo território gaúcho.
Temperatura
A temperatura vai passar por variação nos últimos três meses de 2025. “As temperaturas do ar sobem gradativamente ao longo do trimestre, devendo ter anomalias mais positivas em dezembro”, ressaltou a Seapi.
Segundo a seapi, os meses de outubro e novembro são bastante variáveis, pois ainda ocorrem massas de ar frio seguidas de períodos com aquecimento. Com isso, não se descarta, inclusive, a ocorrência de geadas tardias no Rio Grande do Sul.
“A amplitude térmica aumenta consideravelmente no trimestre, ou seja, algumas madrugadas frias podem ser seguidas de tardes quentes, especialmente entre novembro e dezembro”, finalizou a Seapi.