,

Problemas no abastecimento de água em Alvorada é pauta na Assembleia Legislativa

No dia 27 de janeiro de 2026, foi realizada uma reunião entre a Prefeitura de Alvorada e representantes da Corsan.

publicado em

atualizado em

comitiva alvorada
Foto: Claudio Fachel/Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Problemas no abastecimento de água na cidade de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram pautas em audiência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sergio Peres e o deputado Rodrigo Lorenzoni receberam, nesta segunda-feira (9), uma comitiva do município de Alvorada, liderada pelo prefeito Douglas Martello.

“O agravamento das ocorrências de desabastecimento da rede de água e o aumento significativo do custo cobrado pela Corsan (Companhia Rio-grandense de Saneamento) estão preocupando as autoridades”, ressaltou a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

No dia 27 de janeiro de 2026, foi realizada uma reunião entre a Prefeitura de Alvorada e representantes da Corsan para tratar dos transtornos envolvendo a falta d’água que atingiu diversos bairros, além dos aumentos registrados nas faturas de pagamento, considerados incompatíveis com o consumo ou com o reajuste tarifário.

“A situação se agrava neste período de calor extremo, já que a Corsan não emitiu aviso prévio de desabastecimento, não informou qualquer previsão de retorno à normalidade, nem assegurou à população consumidora a mínima mitigação dos danos com disponibilização de caminhão-pipa”, relatou o prefeito de Alvorada.

Tópicos