Problemas no abastecimento de água na cidade de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram pautas em audiência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sergio Peres e o deputado Rodrigo Lorenzoni receberam, nesta segunda-feira (9), uma comitiva do município de Alvorada, liderada pelo prefeito Douglas Martello.
“O agravamento das ocorrências de desabastecimento da rede de água e o aumento significativo do custo cobrado pela Corsan (Companhia Rio-grandense de Saneamento) estão preocupando as autoridades”, ressaltou a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
No dia 27 de janeiro de 2026, foi realizada uma reunião entre a Prefeitura de Alvorada e representantes da Corsan para tratar dos transtornos envolvendo a falta d’água que atingiu diversos bairros, além dos aumentos registrados nas faturas de pagamento, considerados incompatíveis com o consumo ou com o reajuste tarifário.
“A situação se agrava neste período de calor extremo, já que a Corsan não emitiu aviso prévio de desabastecimento, não informou qualquer previsão de retorno à normalidade, nem assegurou à população consumidora a mínima mitigação dos danos com disponibilização de caminhão-pipa”, relatou o prefeito de Alvorada.




