Com o objetivo de promover o empoderamento feminino por meio da arte, o projeto “A Arte de Bordar: oficinas de bordado” chega a Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com uma proposta: oferecer oficinas gratuitas de bordado em pedrarias para mulheres a partir de 14 anos.
Sob a orientação da renomada artista Fernanda Nadal, as participantes terão acesso a uma formação completa, com materiais inclusos e bolsa-auxílio.
Em uma promoção da Corsan e do Instituto Aegea, com o apoio da prefeitura, as inscrições podem ser realizadas a partir desta terça-feira (15) até dia 28 de abril, de forma presencial no CCI (Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Casa da Cidadania), ou, ainda, na Secretaria de Políticas para Mulheres ou via link.
São 100 vagas, divididas em duas turmas que acontecerão pela manhã e à tarde, entre os dias 5 e 9 de maio, no CCI. As participantes também contarão com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350 destinada a contribuir com o transporte até o local das atividades, ou até mesmo para a aquisição de materiais para a entrada no mercado de trabalho na área.
O projeto
O projeto já formou mais de 550 mulheres e pretende capacitar e proporcionar uma oportunidade para quem deseja aprender uma nova técnica artesanal, ampliar seus horizontes criativos ou iniciar uma nova fonte de renda.
“O projeto é muito mais do que uma capacitação profissional, ele é uma porta para novas oportunidades. As ações pretendem fortalecer laços e incentivar a continuidade do trabalho e, quem sabe, a comercialização de peças, permitindo que as mulheres gerem renda e conquistem ainda mais autonomia”, comenta Fernanda.
Estão previstas 25 horas para cada oficina, combinadas com palestras sobre sustentabilidade na moda e empreendedorismo feminino, mercado de trabalho, produção de conteúdo e uma oficina de sensibilização feminina, que acontecerão durante as formações.
A iniciativa prevê, ainda, no dia do seu lançamento, a entrega de um kit de bordado em pedrarias para cada participante, composto por ecobag, tecido, agulha, fios e pedrarias como miçanga, vidrilho, pérola, paetê, strass, canutilho e cristal, para que elas possam iniciar a criação das suas primeiras peças também após a qualificação recebida.
Além disso, as participantes receberão cartilhas com o passo a passo da arte de bordar, para consulta durante e posteriormente às aulas. Entre as temáticas desenvolvidas nas formações estão o aprendizado de dezesseis pontos de bordado em pedrarias.