, ,

Projeto vai capacitar produtores audiovisuais das periferias de Caxias do Sul

Os contemplados receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 800 do projeto.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

11/03/25

às

13:40

projeto hip hop

Foto: Priscila Minuzzo/Divulgação

A Fluência Casa Hip Hop, de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, está com inscrições abertas para uma residência profissionalizante em audiovisual.

O projeto Lentes Periféricas: Projetando a Cultura Local vai selecionar 10 agentes culturais de áreas periféricas do município para uma imersão de seis meses no mundo do audiovisual, com aulas práticas e teóricas.

Os contemplados passarão por 78 horas de formação, com encontros semanais na Fluência e nos estúdios 1Quarto, de abril a setembro, e receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 800.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 23h59 da próxima segunda-feira (17 de março), por meio de formulário on-line (clique aqui para acessar). Podem participar da seleção jovens e adultos de 18 a 35 anos, com prioridade para pessoas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.

Os candidatos devem comprovar alguma experiência na área do audiovisual, mesmo que informal, como participação em projetos, cursos, produções independentes ou atuação em coletivos. As regras completas de participação, bem como os critérios de avaliação, estão disponíveis no formulário online.

O resultado com os 10 agentes culturais selecionados será divulgado no dia 24 de março no perfil da Fluência Casa Hip Hop no Instagram. A seleção levará em conta a distribuição geográfica: cada região periférica da cidade (zonas Norte, Sul, Leste e Oeste) será contemplada com pelo menos duas vagas.

“Este projeto vem para suprir uma carência, que é a capacitação na área do audiovisual para artistas das periferias. O audiovisual é hoje um setor muito importante para a divulgação do trabalho, iniciar campanhas, promover temas que sejam importante para a comunidade”, ressalta Elís Bittencourt, coordenadora do projeto.

“O Lentes Periféricas tem como foco pessoas que já tenham algum envolvimento social e cultural em suas comunidades, então não importa em qual área essas pessoas trabalhem, elas poderão utilizar o audiovisual como uma ferramenta que vem para beneficiar”, completa.

Tópicos