Um projeto vai construir casas em aldeia indígena na zona de Porto Alegre neste fim de semana.
A ONG TETO Brasil, que atua no Brasil há 19 anos, vai construir 10 casas na aldeia Charrua Polidoro, localizada na zona Sul da Capital, na região do Bairro Lami.
“Estamos operando de forma permanente em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraná e no Distrito Federal. E, desde o ano passado, por causa do impacto das enchentes, instalamos uma operação emergencial no Rio Grande do Sul”, ressaltou Giovanna Maradei, gerente de Comunicação Nacional na Teto Brasil.
“Seguindo a nossa metodologia, no Rio Grande do Sul, executamos um processo de diagnóstico comunitário para identificar, quais as comunidades mais atingidas e menos atendidas, quais projetos seriam mais efetivos, e assim por diante. A partir dele, colocamos de pé um Centro Comunitário no Quilombo dos Machado e agora vamos construir 10 moradias emergenciais na aldeia Charrua Polidoro, esse fim de semana (1 e 2 de novembro)”, completou Giovanna.
A construção das casas se dá por meio de um mutirão voluntário, que neste caso especificamente, é composto por jovens voluntárias de todo o Brasil.
“O que me motiva a ser voluntária neste projeto é o sentimento de estar contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. Há 16 anos, ao fazer minha promessa escoteira: ‘Prometo, pela minha honra, cumprir com meus deveres para com Deus e a minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira’, assumi um compromisso que levo comigo até hoje. Saber que estou fazendo minha parte para construir um mundo um pouco melhor do que encontrei me traz paz e alegria. Recomendo a todos vivenciarem uma ação voluntária: é um sentimento único, impossível de descrever, só participando para entender”, disse a voluntária Laura Sost de Arruda.
Segundo a Teto Brasil, as casas são projetadas com materiais e técnicas que oferecem maior conforto térmico e segurança aos moradores. Entre as principais características estão:
- Estrutura Elevada (Pilotis): eleva a moradia, reduzindo o impacto de alagamentos e ajudando a prevenir a entrada de insetos e roedores;
- Painéis Plastificados: melhoram o conforto térmico e proporcionam
resistência a eventos extremos, como fortes chuvas e ventos; - Telhas Recicláveis: contribuem para o conforto térmico e acústico, e o uso de materiais reciclados diminui o impacto ambiental;
- Ventilação Natural: “efeito chaminé” e ventilação cruzada controlam a umidade e reduzem a propagação de doenças, mantendo a temperatura agradável;
- Modularidade e Sustentabilidade: o design modular facilita o transporte, reduz a pegada de carbono e permite a expansão da casa conforme a necessidade das famílias.





