Em uma reunião, deputados estaduais que compõem a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ouviram o representante do consórcio Siga Mobilidade Urbana, Arnildo Schildt, expor o projeto sobre o Trem Regional da Serra Gaúcha.
A reunião, conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Joel Wilhelm, aconteceu nesta terça-feira (10). O projeto de um trem regional pode aproximar as principais cidades da Serra Gaúcha, ligando Bento Gonçalves a Vacaria, com paradas em todas as principais cidades da região.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, a ideia é construir uma linha férrea de 372 quilômetros de extensão de trilhos e estações em todas as cidades contempladas com a linha férrea. “Pretendemos integrar a linha do trem com outros modais de transporte como ônibus, vans e bicicletas, por meio de terminais intermodais. Isso criará uma rede de transporte coesa e abrangente para a região”, disse Schildt.
No encontro, Schildt relembrou as primeiras iniciativas para criação e execução do projeto. Posteriormente falou sobre os aspectos legais e institucionais, como licenças ambientais e desapropriações e reassentamentos.
Ele afirmou que o consórcio está avaliando a viabilidade de transporte tanto de passageiros quanto de cargas na linha. “Isso pode incluir vagões específicos para carga e horários dedicados para diferentes tipos de transporte”, ressaltou.
Schildt explicou, ainda, o modelo de financiamento e da operação, como Parcerias Público Privada para viabilizar o projeto e fontes de financiamento nacionais e internacionais, como BNDES, bancos multilaterais e fundos de investimentos.