A chuva vai seguir irregular nos próximos dias no Rio Grande do Sul, aponta o boletim meteorológico divulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação). Há risco de temporais isolados no Estado.
O que é chuva irregular? É quando chove bastante em uma determinada região ou cidade do Rio Grande do Sul, mas em outras outras regiões não há registro de chuva ou muito pouca (uma das consequências da La Niña).
Nesta sexta-feira (24), uma frente fria ingressa no Rio Grande do Sul. Ela, além de provocar o aumento da nebulosidade, deixa o tempo abafado e as nuvens carregadas ganham força no Estado ao longo desta sexta.
Segundo o boletim da Seapi, há previsão de chuva, com trovoadas e descargas elétricas, para todas as regiões do Estado nesta sexta. Há risco de temporais isolados no território gaúcho, principalmente na Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Missões e Região Noroeste.
No sábado (25) a influência da frente fria ainda será sentida em diversos pontos do Rio Grande do Sul, com risco de chuva forte e volumosa na Região Metropolitana, Litoral Norte e Região Noroeste.
De acordo com o boletim, entre o sábado e o domingo (26), a frente fria deverá se deslocar para o oceano Atlântico, diminuindo a chuva e os riscos de temporais no Rio Grande do Sul. Esse deslocamento também vai deixar as temperaturas mais agradáveis em relação aos dias anteriores.
Na segunda-feira (27), o anticiclone migratório pós-frontal, que provocará ventos, estará posicionado no oceano próximo ao Rio Grande do Sul, garantindo tempo firme e temperaturas amenas.
Entretanto, de acordo com o boletim a Seapi, no Norte do Estado, a formação de um novo cavado deixará o tempo fechado, ocasionando chuva e possibilidade de tempestades localizadas na Região Noroeste e Norte.
Essa instabilidade no Norte do estado poderá se prolongar, com chuvas persistentes ao longo da terça-feira (28) e quarta-feira (29), atingindo também áreas da Região Central, Região Metropolitana e Litoral.
Nas demais regiões do estado, o tempo deverá permanecer firme, com temperaturas em elevação ao longo do período, destacou o boletim.
Volumes de chuva
Conforme o boletim da Seapi, os principais volumes chuva nestes dias são esperados que ocorram entre as regiões Norte, Central e das Missões, com volumes entre 30 mm, chegando até os 100 mm.
Para Fronteira Oeste e partes da Campanha, também são esperados volumes de chuva moderados, que podem variar entre 10 mm e chegar em algumas áreas isoladas até os 100 mm.
Na Região Metropolitana, Litoral e Região Sul do estado, a previsão indica valores de chuvas entre os 2 mm até os 50 mm. Ou seja, a chuva vai ocorrer de forma bastante irregular.