A quarta edição do South Summit Brazil em Porto Alegre se encerrou nesta sexta-feira (11), destacando a força da inovação e a resiliência gaúcha na reconstrução pós-enchente.
Em três dias, passaram pelo evento 23 mil pessoas, entre elas, representantes de 62 países, além de 800 speakers e mais de 900 investidores. A quinta edição do evento está confirmada para 25, 26 e 27 de março de 2026 em Porto Alegre.
O governador Eduardo Leite destacou o protagonismo do Estado no cenário global de inovação, em um momento marcado pela reconstrução.
“Encerramos esta edição do South Summit Brazil com a certeza de que Porto Alegre se consolida como uma referência global em inovação. Em meio ao processo de reconstrução que o Rio Grande do Sul atravessa, ver nosso ecossistema pulsando com ideias, conexões e soluções é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, ressaltou.
“Nosso compromisso com a inovação como motor do desenvolvimento segue firme. De 25 a 27 de março de 2026, estaremos mais uma vez no Cais Mauá para celebrar a união de talentos, ideias e propósitos que movem o futuro do nosso Estado e do mundo — porque acreditamos que o futuro nos une, e a inovação é o caminho”, acrescentou o governador.
Para o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a edição do South Summit Brazil deste ano foi histórica.
“Fizemos uma edição histórica. O South Summit se torna um símbolo da solidariedade, da reconstrução e da resiliência. Foram três dias intensos em que grandes nomes da inovação e do empreendedorismo circularam pelo Cais Mauá. Também vivenciamos um South Summit democrático, da participação popular e da periferia. Uma plataforma de oportunidades, negócios, conexões e aprendizados”, disse.
A fundadora do South Summit na Espanha, María Benjumea, celebrou o sucesso da edição com entusiasmo e emoção.
“Este foi o último dia, mas vivemos um South Summit absolutamente mágico. Tivemos de tudo: as melhores pessoas, os melhores negócios. Fizemos algo maravilhoso. Juntos, criamos, desenvolvemos e construímos uma sociedade incrível. O que deixamos aqui é uma experiência extraordinária, com sorrisos por todos os lados e um clima de felicidade. No entanto, é importante termos consciência do que foi gerado durante estes dias. O South Summit é, sem dúvida, a melhor plataforma para desenvolver negócios”, comemorou.
O presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, relembrou o significado de resiliência e reforçou a importância de se enfrentar as adversidades.
“Muitos que estão aqui hoje viveram um verdadeiro filme no ano passado, quando este local estava 2,5 metros debaixo da água. O episódio nos mostrou que não bastava apenas reconstruir uma estrutura física, mas sim uma sociedade – uma sociedade resiliente, capaz de enfrentar o que aconteceu aqui”, ressaltou.
Competição de startups
Neste ano, foram inscritas 2.129 empresas de 79 países para a competição de startups. Entre as 10 finalistas, estavam a Jusfy Serviços de Internet, de Santa Maria, e a Terramares, de Rio Grande. Confira as vencedoras:
- Melhor Equipe – Altave (Brasil)
- Mais Escalável – Justify (Brasil – Santa Maria)
- Mais Disruptiva – Nano Grow (Uruguai)
- Mais Sustentável – 1.5°C (Brasil)
- Global Winner – Atacama Biomaterials

Rede municipal
Alunos da rede municipal de Porto Alegre receberam o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, em cerimônia realizada na tarde desta sexta durante a 4ª edição do South Summit Brazil.
Concedido através do Programa Educar para Inovar da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a homenagem reconhece as iniciativas em âmbito nacional e internacional no ano de 2024, envolvendo projetos de pesquisa das escolas públicas do Rio Grande do Sul.
Além dos alunos membros da Equipe de Robótica Construtores SH, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, foram homenageados os professores orientadores Bruno Silva Santos e Maria Gabriela Pires de Souza.
Da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, foram premiados os membros da Equipe vencedora na Mostra Nacional de Robótica classificada para representar o Brasil na Etapa Mundial RoboCup com o Projeto “Dança dos Orixás” e os professores orientadores Cristiane Cabral, Ludiane Barbosa e João Diogo Trindade.
