, ,

Quase 100 quilos em um dia: vaca quebra recorde de quantidade de leite na Expointer

Foram doados mil litros de leite para entidades assistenciais do município de Esteio.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

03/09/25

às

00:06

Banho de Leite Credito Isabele Kleim Divulgacao

Tradicional banho de leite na Expointer. Foto: Isabele Kleim/Divulgação

O tradicional banho de leite, um dos momentos mais icônicos da Expointer, em Esteio, não poderia faltar.

O concurso leiteiro, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), contou com uma grande surpresa neste ano: um recorde na produção de leite.

A grande campeã na categoria jovem foi a vaca Cotribá Griebeler 143 Imperial, do criador Gediel Griebeler, da Fazenda Griebeler, da cidade de Montenegro, do Vale do Caí, com a produção de 96,46 quilos de leite. A vaca superou um recorde estadual anterior, na Fenasul 2023, da vaca Festleite Ferraboli, 423, com 87 quilos de leite.

“Não consigo expressar a minha emoção. É muito gratificante, é resultado de muito trabalho. A felicidade é enorme. Isto nos incentiva a continuar na atividade”, ressaltou Griebeler.

Na categoria adulta, o primeiro lugar ficou com a vaca STA Clara FF Mior Cileidi 1022 DOC TE, de Felipe Mior, da Fazenda Mior, da cidade de Serafina Correa. A produção ficou em 94,79 quilos de leite.

Representando o criador, o nutricionista Fernando Mocellin ressaltou que a genética e o manejo são fatores determinantes de uma raça de excelência. “O animal está parida há 80 dias e, agora, ela está no auge e consegue expressar toda a produção. Esta certificação é muito importante. Significa que o tratamento individualizado que elas recebem na Expointer resulta na expressão de um grande potencial”, disse.

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, afirmou que para o criador ganhar um concurso leiteiro é preciso dedicação e trabalhar o temperamento da vaca.

“Estes animais estão sendo ordenhados na presença de um grande público. Isto significa que são extremamente domésticos. Podemos dizer que todo os esforços refletem as atividades desenvolvidas por associações, mas acrescento que é difícil construir um plantel”, disse.

Neste ano, participaram do concurso 12 vacas adultas e nove vacas jovens. Na Expointer, foram feitas cinco ordenhas de oito em oito horas, o equivalente a um dia de produção.

Ao final do banho de leite foi realizado o lançamento da próxima Fenasul Expoleite, que ocorre em 2026. Além disso, foram doados mil litros de leite para entidades assistenciais do município de Esteio.

Tópicos