O público que visitar a Fenasul Expoleite terá a oportunidade de comprovar a qualidade genética e a produção leiteira de exemplares de alta performance e conformação da raça holandesa.
O evento, que é gratuito, acontece entre 14 e 18 de maio 2025 Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Quanto aos julgamentos, o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul, Marcos Tang, destaca que a avaliação morfológica é o auge, ou seja, o momento em que se escolhe o animal superior entre os apresentados.
“Então, o juiz, com o seu conhecimento, vai procurar o animal, tanto jovem como adulto, que mais se adequa a um modelo ideal. E para fazer isso, vai comparar os animais em cada categoria”, explica.
Tang ressalta que a expectativa para a Fenasul Expoleite é a melhor possível, visto a qualidade genética de altíssimo padrão que será demonstrada em pista. “Tenho viajado e visitado os produtores pelo interior do Estado e observo a excelência de animais que eles possuem”, afirma.
Ele enfatiza que o produtor que traz seus animais para exposição faz um alto investimento.
“Além de investir no transporte, ele precisa também arrumar uma equipe para cuidar desses animais aqui, preparar, tosquiar apresentar em pista, enfim, precisa manter duas equipes de trabalho, uma na propriedade e outra na feira. Por isso que eu sempre digo: quem faz a feira é o produtor que traz os seus animais e o criador, porque ele investe e o faz porque tem animais de alta performance, de alta genética e conformação e que serão mostrados em pista”, conclui.
O responsável pelo julgamento da raça holandesa será mais uma vez Fábio Fogaça. Ele destaca que já esteve na Fenasul Expoleite tanto como jurado como visitante e sempre observou o excelente padrão.
“E isto pode ser traduzido como um trabalho muito bem feito de melhoramento genético pelos criadores, pelos expositores e produtores de leite do estado do Rio Grande do Sul. O que não me espanta, porque cada vez que eu tenho a oportunidade de estar no Rio Grande do Sul eu repito essa mesma visão, essa mesma opinião”, elogia.