, ,

Ranking: 3 municípios gaúchos produtores de arroz são destaque nacional

Entre os 100 municípios brasileiros, três são do Rio Grande do Sul. Os dados em destaque são de 2023.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

31/10/24

às

12:54

plantacao arroz

Foto: Alessandro Saucedo/Irga

Municípios gaúchos produtores de arroz são destaque nacional, de acordo com ranking do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Em 2023, a produção agrícola brasileira alcançou um valor total de R$ 814,5 bilhões, sendo que os 100 municípios mais produtivos contribuíram com 31,9% desse montante, totalizando R$ 260 bilhões, segundo dados da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal, divulgados pelo Mapa.

Entre os 100 municípios brasileiros, três são gaúchos: Dom Pedrito em 78º lugar, Santa Vitória do Palmar em 86º lugar e Vacaria em 100º.

“O Rio Grande do Sul sempre teve um papel importante como produtor de alimentos para o Brasil e para o mundo, o que é reforçado pela pesquisa. No arroz, somos responsáveis por quase 70% da produção nacional, mas temos destaque também na soja, no milho e no trigo. A qualidade das nossas culturas, alinhada a capacidade dos nossos produtores, nos fazem ser um Estado em abundância e próspero na área da agricultura, tendo ainda muito mais para crescer”, avalia o secretário da Seapi (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Clair Kuhn.

Exportação

O Rio Grande do Sul responde por 68% da produção brasileira de arroz, tendo exportado para 80 países, com destaque para México, Costa Rica e Senegal, segundo dados da Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2024.

Além de Santa Vitória do Palmar, em primeiro lugar no valor de produção, outros três municípios se destacam: Uruguaiana em 2º lugar, Alegrete em 3º e Itaqui em 5º lugar. Em quarto lugar está Lagoa da Confusão, no Tocantins.

Já os cinco maiores municípios com maior quantidade de arroz produzida são gaúchos. Santa Vitória do Palmar em 1º, Uruguaiana em 2º, Alegrete em 3º, Itaqui em 4º e Dom Pedrito em 5º lugar, segundo a Seapi.

Tópicos