, ,

Realizada primeira cirurgia a laser pelo SUS para corrigir língua presa em bebês no RS

O procedimento da cirurgia é rápido, com duração média de dez minutos.

publicado em

atualizado em

251106 CristineRochol CirurgiaSaudeBucal SMS 6862
Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, em parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), realizou a primeira cirurgia de frenotomia pelo SUS com tecnologia a laser no Rio Grande do Sul.

“O procedimento, destinado principalmente a bebês com língua presa, foi realizado na última quinta-feira, 6, no Hospital Odontológico da instituição”, informou a Prefeitura de Porto Alegre.

Conforme a prefeitura, a primeira beneficiada foi a bebê Monique, de apenas um mês de vida.

Demanda

A demanda foi identificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre ainda no primeiro semestre deste ano, quando unidades de saúde relataram casos de mães com dificuldade de amamentação devido à presença de freio lingual curto nos bebês.

Após o diagnóstico, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre buscou soluções junto à Ufrgs, resultando na parceria para a realização das cirurgias. A tecnologia utilizada se chama Gemini EVO, novo laser de diodo de alta potência da Ultradent, disponível apenas na universidade.

A prefeitura afirma que o procedimento da cirurgia é rápido, com duração média de dez minutos, e o bebê recebe alta em cerca de uma hora. Como o laser atua na coagulação durante a cirurgia, não há necessidade de pontos na maioria dos casos, o que proporciona cicatrização mais rápida e menor desconforto no pós-operatório.

“O uso do laser representa um salto importante para a rede municipal, pois amplia a capacidade de atendimento e oferece mais segurança para os pacientes. Esse é um exemplo concreto de como parcerias com instituições de ensino fortalecem o SUS e permitem que novas tecnologias cheguem à população”, destacou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

De acordo com a prefeitura, desde o dia 23 de outubro deste ano, foram agendadas 28 crianças para avaliação, das quais 11 tiveram indicação da cirurgia confirmada. Esses pacientes vieram das unidades de saúde Ceres, Chácara do Banco, Cristal, Divisa, IAPI, Moab Caldas, Divina Providência, Nossa Senhora de Belém e São Cristóvão.

Tópicos