, ,

MIDR reconhece a situação de emergência em 14 cidades do RS

Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 143 cidades com situação de emergência reconhecida.

Avatar de Redação RS

|

19/03/25

às

23:27

casa bage

Foto: Person Bueno/Defesa Civil de Bagé

O MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), reconheceu, nesta quarta-feira (19), a situação de emergência em 14 cidades do Rio Grande do Sul atingidas por desastres naturais.

A portaria com os reconhecimentos de situação de emergência das cidades gaúchas foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta.

Segundo o MIDR, estão na lista os municípios de Ametista do Sul, Augusto Pestana, Barros Cassal, Cristal do Sul, Encruzilhada do Sul, Mato Queimado, Muitos Capões, Paim Filho, Restinga Seca, Ronda Alta, São Luiz Gonzaga e Sete de Setembro, que enfrentam um período de estiagem, e Salvador do Sul e Tavares, que foram castigados por fortes chuvas e queda de granizo

Com o reconhecimento, as prefeituras das cidades citadas já podem solicitar recursos do governo federal. O dinheiro é para ajudar nas ações da defesa civil.

“Como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros”, disse o MIDR.

Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 143 cidades com situação de emergência reconhecida pelo ministério, 114 por estiagem, 17 por chuvas intensas, seis por queda de granizo, cinco por vendaval e um por enxurradas.

Tópicos