, ,

Rede Estadual do RS fica em segundo lugar no ranking das melhores escolas públicas do país

O Rio Grande do Sul também é o Estado com o maior número de escolas públicas entre as 50 com maiores pontuações do Enem 2024.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

26/08/25

às

12:51

escola aulas

Foto: Tayná Schultz/Divulgação

A Rede Estadual do Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar no ranking das melhores escolas públicas do país no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024.

O Rio Grande do Sul também é o Estado com o maior número de escolas públicas entre as 50 com maiores pontuações do Enem 2024 e que dispensam a seleção de estudantes. São 12 escolas gaúchas, contra oito de São Paulo e sete do Paraná (os três melhores Estados).

Além disso, considerando todas as redes de ensino, públicas e privadas, o Rio Grande do Sul obteve a quinta maior média do país, posicionando o Estado em um lugar de destaque na educação nacional.

A análise, feita pela equipe técnica do Cebe (Centro de Educação Baseado em Evidências), vinculado à Seduc (Secretaria da Educação), foi baseada nos microdados da prova, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Exemplos de sucesso

Outra importante conquista: é gaúcha a escola estadual com a maior média do Brasil, com 716,4 pontos. O primeiro lugar entre as escolas ficou com o Colégio Estadual Tiradentes de Ijuí.

Outro exemplo do empenho é a Escola Estadual Guilherme Exner, de Presidente Lucena. No município, não há escolas privadas, então a instituição é a única a oferecer o Ensino Médio e, por isso, conta com o apoio e o reconhecimento da comunidade local.

Com turmas pequenas e uma equipe dedicada, a Guilherme Exner alcançou, em 2024, a maior média no Enem entre todas as instituições públicas do país com acesso irrestrito, ou seja, que não realizam nenhum tipo de processo seletivo para escolher os alunos.

No ranking geral da Rede Estadual, a escola de Presidente Lucena ocupa a sétima posição.

Tópicos