A Região Metropolitana de Porto Alegre vai receber 26 estações de monitoramento hidrometeorológico.
Com o objetivo de ampliar a capacidade de preparação a respostas a desastres, a iniciativa do governo gaúcho faz parte de um projeto de instalação de 130 novas estações em diversas bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.
“As novas estações são de alta performance e operam na modalidade nowcasting de missão crítica, com atualização de dados a cada 15 segundos”, ressaltou o governo do Estado.
Equipadas com sensores para medição do nível dos rios e do volume de chuva, além de câmeras para acompanhamento visual em tempo real, as estações contam com transmissão via rede 4G/5G e redundância por satélite, garantindo a continuidade do funcionamento mesmo em situações adversas.
“O sistema oferece informações precisas e atualizadas em tempo real. Essa capacidade é essencial para embasar decisões estratégicas durante emergências e adotar medidas preventivas de forma mais eficaz. Trata-se de um passo fundamental para garantir mais segurança à população, com base em dados confiáveis e ações rápidas diante de eventos hidrometeorológicos cada vez mais frequentes”, disse o governo do Estado.