A SES (Secretaria Estadual da Saúde) do Rio Grande do Sul confirmou nesta quarta-feira (8) o primeiro caso de intoxicação por metanol no Estado após consumo de bebida alcoólica.
Segundo a SES, o paciente é um homem de 42 anos, residente em Porto Alegre, que relatou ter consumido o destilado na cidade de São Paulo no dia 26 de setembro.
“O homem apresentou sintomas como febre, dor abdominal e dor de cabeça entre 12 e 24 horas após o consumo de caipirinhas de vodca. Posteriormente, também relatou visão turva e alteração na percepção de cores”, disse a SES.
De volta ao Rio Grande do Sul, ele foi atendido na emergência do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, no dia 30 de setembro, onde recebeu tratamento e foi liberado. Atualmente, está sendo acompanhado pela equipe de vigilância em saúde da Capital.
A confirmação da intoxicação ocorreu após análise laboratorial de amostra de sangue realizada por um laboratório privado que presta serviços ao hospital. O resultado foi liberado na madrugada desta quarta.