, ,

Samae e Corpo de Bombeiros vão mapear hidrantes e ampliar segurança contra incêndios em Caxias do Sul

Atualmente a cidade de Caxias do Sul conta com 322 hidrantes em operação.

publicado em

atualizado em

Hidrante Luciano Lanes PMPA
Foto: Luciano Lanes/PMPA

O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Caxias do Sul e o 5º Batalhão de Bombeiro Militar vão firmar um convênio para o compartilhamento da localização de todos os hidrantes do município.

“Além da análise de pontos estratégicos para a instalação de novos equipamentos. A iniciativa tem como objetivo otimizar o combate a incêndios e ampliar a segurança da população”, disse o Samae.

A parceria foi alinhada em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (5), em Caxias do Sul, com a presença do diretor-presidente do Samae, João Uez, do comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Márcio Müller Batista, do vice-presidente do Samae, Norberto Soletti, do assessor institucional, Jorge Catusso, do superintendente de Serviços de Abastecimento de Água, Cassiano Zeni Vargas, e da diretora técnica de Tecnologia da Informação, Marinês Refosco Severo Bertola.

Atualmente, segundo o Samae, a cidade de Caxias do Sul conta com 322 hidrantes em operação. “A definição da localização é feita de forma técnica. Para que esses equipamentos funcionem de forma adequada, é necessária uma rede de água com diâmetro mínimo de 100 milímetros, garantindo pressão suficiente para o uso em situações de emergência”, explicou o Samae.

Entre os principais problemas enfrentados estão o roubo de tampas e atos de vandalismo. Como forma de reduzir esses danos, o Samae está promovendo a substituição das peças de bronze por modelos em náilon, material menos visado para furto.

Tópicos