A equipe de Radiologia Intervencionista da Santa Casa de Porto Alegre realizou, pela primeira vez no Rio Grande do Sul, um procedimento inovador para o tratamento de tumores das vias biliares.
De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, a técnica permite maior eficiência na desobstrução dos canais biliares e aumenta a longevidade dos stents utilizados no tratamento.
A inovação, que combina colangioscopia com o uso do cateter de ablação por radiofrequência Habib EndoHPB, representa um grande avanço no cuidado com os pacientes, destacou Alex Hörbe, coordenador da área,
“O procedimento proporciona uma abordagem mais eficaz e segura, permitindo melhor qualidade de vida e resultados mais duradouros para os pacientes”, disse.
O método consiste na identificação da causa da obstrução por meio de uma pequena câmera de vídeo de alta resolução. Na sequência, é aplicada uma radiofrequência que abre o canal comprometido.
Minimamente invasivo, o procedimento é realizado por um pequeno acesso na pele, podendo ser feito até mesmo sem internação.
