A reforma da locomotiva, dos três vagões de metal e de um vagão de madeira avança na Gare da Viação Férrea, no Distrito Criativo Centro-Gare, em Santa Maria.
Atualmente, uma equipe realiza a pintura interna e externa para preservar características com as cores originais da locomotiva, dos vagões e do locomóvel, que era utilizado como gerador de energia à base de vapor.
No início do trabalho, ainda em dezembro de 2024, foi feita a retirada de madeiras danificadas do vagão, o alinhamento do trilho de ferro, além da limpeza feita com lava jato na caldeira da locomotiva Maria Fumaça.
“Também ocorreu o serviço de retirada da ferrugem da locomotiva através da limpeza, da aplicação do produto conversor (para paralisar a ferrugem), do fundo prime (protetor), e pela soldagem da estrutura. Em paralelo, também ocorreu a sequência do restauro do vagão de madeira aos moldes do modelo original”, afirmou a Prefeitura de Santa Maria.
Já para a restauração da caldeira, foi necessária a retirada das partes com ferrugem para poder receber a pintura posteriormente. A reforma também contempla os outros três vagões de metal, sendo um carro que era restaurante e dois carros destinados para passageiros.
