A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na noite desta quinta-feira (17) o primeiro caso de sarampo na Capital em cinco anos.
“O paciente é um adulto, morador da Capital, sem comprovação vacinal, que retornou de viagem aos Estados Unidos no final de março. Os primeiros sintomas surgiram no início de abril”, disse a Prefeitura de Porto Alegre.
“Diante da alta transmissibilidade do vírus, a Diretoria de Vigilância em Saúde emitiu um alerta a todos os serviços de saúde para reforçar a identificação precoce e a adoção imediata de medidas preventivas”, completou a prefeitura.
O vírus do sarampo pode ser transmitido antes mesmo do surgimento dos sintomas, o que amplia o risco de contágio. Os sintomas incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele.
“Reforçamos que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir o sarampo. A população deve conferir a situação vacinal e, em caso de dúvidas, procurar qualquer unidade de saúde”, reforça a enfermeira Raquel Carboneiro, técnica da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis.