, ,

Semana de aniversário de 35 anos da Casa Cultura Mario Quintana terá programação gratuita

Um dos destaques da programação especial acontece na terça-feira.

publicado em

atualizado em

F493B993 2D59 4A3C 8D2A 43E2E9C5C739 scaled e1758397147326
Foto: Rosana Klafke/Redação RS

Na semana em que completa 35 anos de atividades, a CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), em Porto Alegre, promove uma intensa programação multicultural e totalmente gratuita, destinada a todos os públicos.

Serão 11 atividades comemorativas de terça a domingo (23 a 28 de setembro), ocupando os diferentes espaços da casa com espetáculos, visita guiada teatralizada, oficinas educativas, exposições e shows musicais. A agenda completa está disponível no site.

Biblioteca Erico Verissimo e Seminário

Um dos destaques da programação especial acontece na terça-feira (23), com a inauguração da ampliação da Biblioteca Erico Verissimo. O espaço, que já contava com um conjunto de 13 mil publicações literárias e de artes visuais, teve seu acervo ampliado e seu espaço físico expandido, com uma nova área de leitura e pesquisa, que contempla a reocupação da Sala Romeu Grimaldi como uma extensão da biblioteca.

A abertura, às 18h, contará com apresentação do Sarau Livre, com declamação de poesia, microfone aberto e música. Também na terça, se estendendo até quinta-feira (25), a casa receberá o Seminário Internacional Arte, Cultura e Educação no cuidado às existências para fomentar debates e ações para o enfrentamento das mudanças climáticas e o cuidado das existências, com encontros das 9h às 18h.

Cabine de fotos e Projeto Comunica

Na quinta-feira (25), data exata do aniversário de 35 anos, o público poderá aproveitar uma cabine de fotos gratuita para registrar sua passagem pela CCMQ, das 13h às 19h.

No mesmo dia, às 19h, o centro cultural sediará o encerramento do Projeto Comunica – sequência de oficinas práticas voltadas à produção cultural e à comunicação, realizado por Nonada Jornalismo.

Na ocasião, haverá a exibição do vídeo da campanha de 35 anos da instituição e do documentário Mel, Dendê e Palavra: As escrevivências de Fátima Farias, realizado no decorrer do Projeto, além de distribuição gratuita da revista produzida pelos alunos.

Sarau Sinalizante

Depois, na sexta-feira (26), a atração será o Sarau Sinalizante, que vai reunir cinco artistas surdos para uma apresentação de dança, teatro, poesia, humor e DJ em Libras, com interpretação para o português. O encontro, na Travessa Rua dos Cataventos, terá participação de Everton Luis Cardoso (dança), Rodrigo Pereira (poesia), Lucas Bourscheid e Lipsen (teatro e mestres de cerimônia), Itacir do Carmo (humor) e a DJ Lenny Vibe – Elen.

Fim de semana

O sábado (27) contará com cinco atividades – a maior parte delas simultâneas. Das 11h às 18h, acontece a Festa da Leitura, evento assinado pelo Clube dos Editores do RS, que conta com sessões de contação de histórias, oficinas criativas, bate-papos com autores e outras atividades gratuitas para todas as idades, além de uma feira de livros na Travessa.

Já as crianças podem participar da oficina A Minha Casa de Cultura, que convida os pequenos a imaginarem e construírem o espaço cultural dos seus sonhos, utilizando técnicas de desenho, recorte e colagem, às 14h, na Sala Sapato Florido.

Uma das atividades de destaque do dia é a mediação teatralizada Lugar das Lembranças, que ocorre das 15h30 às 19h, convidando o público a percorrer a CCMQ em busca de seus espaços de memória, numa trajetória guiada pela poesia de Mario Quintana, conectando diferentes ambientes da casa às lembranças e histórias compartilhadas pelos participantes.

Às 17h, haverá show do grupo musical Bando Gramelô na Travessa dos Cataventos, apresentando seu primeiro single, Mejuja (Joga na panela e mexe), canção que celebra a mistura cultural e linguística, inspirada nas raízes fronteiriças entre Brasil e Uruguai.

O encerramento, no domingo (28), será com uma grande festa na Travessa Rua dos Cataventos, comandada pela Imperadores do Samba, das 19h às 20h30. Maior escola de samba de Porto Alegre, com 22 títulos conquistados e atual campeã do Carnaval, em 2022 a Imperadores levou o troféu com o samba enredo “Um espetáculo entre os palcos da cidade que homenageia os 250 anos da Capital”, em que exaltou lugares de relevância cultural da cidade, como a Casa de Cultura Mario Quintana.

Tópicos