, ,

Setor arrozeiro apresenta reivindicações ao governador Eduardo Leite

Na pauta, reivindicações que o setor já havia formatado em audiências públicas.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

30/10/25

às

16:05

reuinao governador

Foto: Joel Vargas/GVG

Entidades do setor arrozeiro estiveram com o governador Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na pauta, reivindicações que o setor já havia formatado em audiências públicas.

Um dos pedidos é o chamado “copia e cola” do ICMS do Paraná. O termo se refere a um mecanismo legal que permite a um estado adotar incentivos fiscais concedidos por outro estado da mesma região, sob as mesmas condições.

A outra reivindicação diz respeito à transferência da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO) de forma emergencial para o escoamento da produção e fortalecimento da comercialização, contribuindo para a estabilidade do mercado e a valorização do arroz gaúcho.

O presidente da Federarroz (Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul), Denis Nunes, saiu satisfeito e esperançoso com o encaminhamento dado pelo governador aos pleitos.

“A reunião foi muito positiva, porque foram dados encaminhamentos para estudo e nada foi negado. A questão da subvenção através do CDO está bem adiantada, só basta nós formatarmos e partir para a formulação da legislação”, ressaltou.

Nunes observou, porém, que a situação requer agilidade, porque o final do ano se aproxima e questões legais de orçamento precisam ser observadas pelo fato de 2026 ser um ano eleitoral com as devidas restrições de verbas.

Tópicos