, , ,

Com shows nacionais, Olifeira 2025 celebra o azeite de oliva em Guaíba

Em Guaíba, a 4ª Olifeira vai muito além da gastronomia.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

15/10/25

às

17:23

Atualizado em: 15/10/2025 às 17:24

olifeira fachada

Foto: Guilherme Souza/Divulgação

Feira do azeite de oliva extra virgem começa nesta quinta-feira  (16) na cidade de Guaíba.

Entre os dias 16 e 19 de outubro 2025, o Largo José Cláudio Machado, em Guaíba, se transformará no vibrante palco da 4ª Olifeira, consolidando-se como o mais importante evento do setor olivícola nacional.

A feira se destaca não apenas por fortalecer a cadeia produtiva da oliveira, mas por democratizar o acesso ao conhecimento sobre o azeite de oliva e seus derivados, com um foco inabalável no consumidor. O evento é gratuito para o público.

A Olifeira transcende a simples exposição de produtos, configurando-se como um efervescente espaço de conhecimento, oportunidades de negócios e conexões estratégicas. É uma vitrine viva do potencial transformador da olivicultura para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, com a cidade de Guaíba firmemente posicionada como referência no cenário.

Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura, o Rio Grande do Sul soma cerca de 6,5 mil hectares plantados com oliveiras. Em todo o Brasil, são 10 mil hectares destinados ao cultivo. No Rio Grande do Sul, o trabalho é conduzido por 340 produtores em 112 municípios.

A previsão para a safra 2026 é de que a produção poderá chegar ou até mesmo ultrapassar a marca de 700 mil litros. Conforme a Abrazeite, a expectativa para este ano é muito boa, em razão da excelente floração refletida em oliveiras carregadas de azeitonas.

Até o momento, o ano com maior produtividade foi 2023, quando o país registrou 650 mil litros fabricados.

Programação

Em Guaíba, a 4ª Olifeira vai muito além da gastronomia, abraçando a saúde e o bem-estar como pilares fundamentais. Haverá painéis com médicos, nutricionistas, produtores, sommeliers de azeite destacando a importância de sua utilização no cotidiano, e também de se aprender a escolher, a comprar o azeite de oliva.

O público poderá, ainda, acompanhar de perto o Campeonato Gaúcho de Jet Ski nas águas do Guaíba, sentir a adrenalina e a paixão pelo esporte, além de participar da Corrida Noturna do Circuito Sesc no dia 18, reunindo atletas e entusiastas de todas as idades, reforçando a importância da atividade física e da qualidade de vida.

E, para encerrar o circuito esportivo com uma mensagem de solidariedade e conscientização, a 5ª edição do Pedal Pink, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de Guaíba, unirá esporte e causas sociais em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Shows

Para abrilhantar as noites da Olifeira, dois lindos palcos receberão atrações culturais diferenciadas e shows nacionais de tirar o fôlego. A festa começa em grande estilo com o icônico Sidney Magal, no dia 16 de outubro, seguido pelo contagiante Pagode do Restaura, no dia 17.

No sábado, 18 de outubro, o público será embalado pela voz potente de Yasmin Santos, e para encerrar com chave de ouro, o aclamado Alexandre Pires se apresenta no domingo, 19 de outubro.

Serviço:

4ª Olifeira

  • Quando: 16 a 19 de outubro de 2025, das 9h às 21h
  • Onde: Largo José Cláudio Machado, Guaíba – RS
  • Entrada: Gratuita

Tópicos